procura de emprego

Se está à procura de emprego não pode ignorar o papel das redes sociais. As mesmas podem ajudá-lo a conseguir uma entrevista ou fazê-lo perder a hipótese de ser contratado. 

Formas como os empresas utilizam as redes sociais:

  1. Divulgam notícias ou acontecimentos/eventos relevantes da empresa
  2. Colocam ofertas de emprego
  3. Pesquisam o percurso profissional dos candidatos
  4. Conhecem a personalidade dos candidatos

Formas como pode utilizar as redes sociais na procura de emprego:

1. Procure ofertas de emprego – alguns empregadores (especialmente recrutadoras) colocam ofertas de emprego nas suas páginas do Facebook ou Twitter. Aceda a  portais de emprego para encontrar as últimas oportunidades e complemente a sua procura seguindo as empresas nas redes sociais.

2. Fique a par das novidades da empresa – muitas empresas utilizam a sua presença nas redes sociais para divulgar a transmitir informações relevantes sobre a sua actividade. Aproveite a informação divulgada pelas empresas nas redes sociais para ficar a par das novidades da empresa e ficar mais preparado para a entrevista de emprego.

3. Crie e mantenha actualizada a sua conta do LinkedIn – em 2012, 93% das empresas já estavam a utilizar o LinkedIn, e como candidato deve fazer o mesmo:

  • Preencha o seu curriculum vitae online e conecte-se com os colegas de profissão e membros da rede de networking.
  • Aproveite as referências do LinkedIn – convide os seus colegas, ex-colegas, professores, etc. a descreverem o seu trabalho e a indicarem quais as suas maiores competências. Seja cortês e faça recomendações dos profissionais com quem já trabalhou.
  • Mostre que é um expert na sua área de negócio. Partilhe artigos de opinião, novidades sobre o mercado e dicas úteis para se destacar como especialista. Seja integrante de grupos da sua área profissional e participe nas discussões.

4. Mostre a sua personalidade no Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, etc. – No LinkedIn pode (e deve) mostrar o seu lado profissional e objectivos de carreira. Nestas redes sociais:

  • Aproveite para se conectar com a família, amigos e conhecidos e mostrar a sua personalidade.
  • Quando escrever novos posts ou colocar fotos, lembre-se que 3 em cada 4 recrutadores pesquisarão o seu perfil (mesmo que não tenha fornecido o link). Assim, deve evitar falar de temas tabu como sexo, drogas, actividades ilegais, etc.
  • Evite passar a mensagem de que será um empregado pouco fiel (por exemplo, ao falar mal da empresa onde está agora) ou de que se preocupa mais com diversão do que trabalho (se as suas fotografias forem todas em discotecas e com uma bebida alcoólica na mão, o recrutador poderá ficar de pé atrás).
  • Opte por mostrar os seus gostos a nível de música, séries, filmes e por falar do seu hobby. Também pode mostrar o seu lado mais humorístico mas evite tocar nos temas tabu. Os recrutadores estarão à procura de alguém que se integre bem na cultura empresarial, pelo que avaliarão a sua personalidade através das redes sociais. Se fizer voluntariado, mostre-o… é um dos temas que os empregadores mais valorizam.
  • Não esqueça por completo o campo profissional nestas redes – seja integrante de grupos de especialistas e coloque artigos/informações sobre a sua área profissional. A sua rede de networking poderá ajudá-lo a encontrar um emprego.

5. Crie um blog – se está à procura de emprego pode afirmar-se como especialista ao criar um blog. Escreva artigos de opinião, divulgue novos métodos de trabalho e procure informações relevantes. Faça do seu blog um cartão de apresentação aos recrutadores e mostre a sua paixão pela carreira que escolheu. Pode utilizar o Facebook, Twitter e LinkedIn para divulgar o seu projecto.

6. Divulgue o seu curriculum vitae e portefólio – coloque links para o seu CV e portefólio online nas redes sociais. É possível que algum membro da sua rede de networking o esteja a referenciar a um empregador, pelo que é importante ter fácil acesso às suas informações profissionais.

 

“Limpe” os seus perfis nas redes sociais e actualize o seu LinkedIn para ser chamado para a mais entrevistas de emprego.