Uma das fases mais importantes na candidatura é a pesquisa de informação sobre a empresa.
A mesma que permite-lhe conhecer:
- a cultura empresarial;
- o tipo de funcionários que procuram;
- A pessoa encarregue pelo recrutamento;
- notícias importantes sobre a empresa;
- estrutura hierárquica;
- os maiores desafios da empresa;
- concorrentes;
- entre outras.
É, também, uma grande mais-valia na preparação para a entrevista de emprego pois permite-lhe antecipar as questões do entrevistador e a reunir material para colocar questões pertinentes.
Ferramentas de pesquisa
Google/Bing/Outros motores de busca
Utilize os motores de busca para iniciar a sua pesquisa. Aproveite para aceder directamente ao site da empresa, mas não pare por aí. Procure artigos, posts de blogs, opiniões em fóruns, notícias e testemunhos de funcionários.
Tenha atenção à data de cada publicação. Por exemplo, se o artigo for “Empresa X apresenta o novo produto” verifique a data em que ocorreu. Se a notícia tiver mais do que 1 ano, o produto já não é novidade.
Procure perceber quem são os concorrentes da empresa e quais os desafios do mercado. Entrou um novo concorrente com melhor tecnologia? Existe um produto substituto que está a retirar quota de mercado à empresa? Aproveite, também, para perceber quais são os pontos fortes da empresa. É inovadora? Os produtos são seguros? A qualidade é muito elevada?
Conhecer os produtos e o mercado fará com que se destaque na entrevista de emprego como alguém que se preparou devidamente.
Site da empresa
Esta ferramenta ajudá-lo à a conhecer os produtos/serviços da empresa, bem como a ler press releases e notícias divulgadas pela própria empresa.
Através do estilo de escrita e modo de apresentação dos funcionários, ficará a conhecer a cultura empresarial – o que o ajudará a perceber se se integraria bem na empresa. Aproveite esta informação para escrever uma carta de apresentação personalizada para cada empresa.
Redes Sociais da empresa
Tal como o site, as redes sociais ajudam a perceber qual a cultura empresarial. A empresa tem fotos de eventos de team building? Qual o tipo de linguagem utilizada? São mencionados momentos de diversão? A empresa é orientada para resultados? Analise o perfil da empresa e procure adaptar-se ao mesmo.
Poderá também utilizar os dados reunidos para ganhar vantagem sobre os outros candidatos. Por exemplo, se se candidata a uma vaga de marketing, pode dizer “Reparei que a vossa página do Facebook tem 5.000 likes. Tive uma ideia para duplicar esse número em 3 dias” e explicar a sua ideia. Assim, apresenta trabalho antes de ser contratado e demonstra que está realmente interessado na vaga.
Procure funcionários da empresa no LinkedIn. Quem sabe se não tem um contacto que pode propiciar uma entrevista ou ajudá-lo a conhecer melhor a empresa?
Esta ferramenta também possibilita encontrar a pessoa encarregue pelo recrutamento. Veja o percurso académico e profissional do recrutador. Tente encontrar pontos em comum: a faculdade onde estudaram, uma associação onde ambos fizeram voluntariado ou um conhecido em comum. Refira-os na entrevista de emprego para estabelecer uma relação com o entrevistador.
Pipl.com
Caso o LinkedIn seja escasso em informação sobre o recrutador, pode pesquisar no Pipl.com – o “Google” das Pessoas. Este motor de busca efectua pesquisas a um nível mais profundo, pelo que poderá encontrar novas informações. Alguns dos dados não serão pertinentes para a sua candidatura – ignore-os e foque-se em entrevistas, artigos que mencionem o nome do recrutador, prémios ganhos, etc.
Esta informação será um bom motivo de conversa durante a entrevista de emprego.
Sites noticiosos
Não limite a sua pesquisa a informação sobre a empresa. Mantenha-se a par das notícias nacionais e internacionais para não ser surpreendido por uma pergunta do entrevistador.
O conhecimento é o melhor aliado de um candidato a emprego. Destaque-se dos demais: recolha informação pertinente e personalize a sua candidatura consoante a cultura da empresa.

