O CV é o elemento mais importante da sua candidatura de emprego. No final do dia, o CV é determinante na análise do seu perfil, acabando por ser um factor decisivo na selecção para entrevistas. Um bom CV é um activo indispensável na procura de emprego e pode ajudá-lo a destacar-se dos restantes candidatos.

curriculum-vitae-relevancia

Porque escrever um bom Curriculum Vitae não é tarefa fácil, listamos aqui 5 melhores práticas que deve adoptar para o seu CV, elaboradas pelo Monster.

1) Destaque os resultados

Com pouco tempo de antena para impressionar o recrutador, é essencial focar o seu Curriculum Vitae em resultados. Procure quantificar os resultados do seu trabalho e a forma como tiveram impacto na empresa. Sempre que possível, sustente o seu CV com informação quantificável, que é mais facilmente interpretável pelo recrutador e causa uma impressão mais forte.

2) Inclua um resumo profissional

O resumo profissional deve sintetizar o seu perfil. É uma oportunidade para se mostrar e destacar as suas competências e resultados obtidos logo na primeira metade da primeira página do Curriculum Vitae. Opte por esta opção e não por um objectivo do CV, por exemplo. Muitas vezes os recrutadores saltam o objectivo e noutras podem mesmo utilizar um objectivo que não corresponde ao que pretendem para o filtrar. Aproveite o resumo para cativar o interesse e atenção do recrutador e fazer com que queira ler mais.

3) Coloque a informação mais relevante primeiro

Os primeiros bullet points são os mais lidos pelos recrutadores. Certifique-se que coloca os resultados, competências ou experiências mais relevantes em primeiro lugar. Utilize o máximo de espaço possível a falar de aspectos que estão directamente relacionadas com as necessidades da oferta a que se candidata.

4) Tenha várias versões do seu Curriculum Vitae

Com necessidades cada vez mais específicas, um CV não é suficiente. Deve personalizar o CV para a oferta em causa e destacar as competências, experiências e resultados que respondem ao que o recrutador procura e precisa. Aproveite o CV para mostrar à empresa que é a solução para o que é pedido. Não se perca a tentar mostrar o seu perfil integral, preocupe-se sim em “vender” o que interessa para aquela posição. Não se esqueça de actualizar os seus CVs e de incluir os aspectos relevantes mais recentes.

5) Foque-se no que é relevante e recente

Quando escreve o seu CV, procure incluir os aspectos mais relevantes para aquela posição, colocando apenas informação recente (últimos 5 anos). Se tem mais de 20 anos de experiência profissional, o melhor é concentrar-se nos últimos 5 anos e resumir os restantes a um resumo de 1 ou 2 bullet points. Informação mais específica só é importante para experiências recentes.

 

Procure escrever um CV objectivo, que inclua resultados que demonstrem aquilo que alcançou no passado e foque-se em informação que seja verdadeiramente relevante para a posição em causa. Se está a candidatar-se a uma posição comercial, não dê demasiada importância aos seus conhecimentos de contabilidade.