Estratégias para prevenir a negatividade no ambiente de trabalhoQualquer local de trabalho passa por boas e más fases, no entanto existem estratégias que podem prevenir a negatividade no ambiente de trabalho. Conheças-aqui.

Muitos espaços de trabalho (sejam físicos ou em tele-trabalho) tentam ser orientados com base nos seus colaboradores, mas mesmo assim até estes ambientes podem sofrer com o peso do pensamento negativo.

A negatividade espalha-se com a mesma facilidade que o fogo numa floresta. É contagioso e difícil de compreender e controlar. Mas enquanto empregador, tem a oportunidade de manter a negatividade longe dos pensamentos dos seus colaboradores.

Algumas das principais causas variam entre:

  • uma excessiva carga laboral
  • preocupações com a capacidade de gestão da empresa
  • ansiedade sobre o futuro, principalmente a estabilidade do cargo e da reforma
  • falta de desafios no ambiente de trabalho, que eleva o sentimento de frustração
  • falta de reconhecimento sobre o contributo do colaborador na empresa

Quando a empresa consegue compreender as causas desta situação, consegue implementar medidas para a prevenir. Esta prevenção deve estar no topo das suas prioridades, por isso conheça e implemente estas estratégias que o vão ajudar a prevenir a negatividade no ambiente de trabalho.

1. Controlo sobre o trabalho dos colaboradores

Proporcione oportunidades para os colaboradores tomarem as suas próprias decisões, controlarem e influenciarem o seu próprio trabalho. A causa mais frequente da negatividade no ambiente de trabalho vem de uma tomada de decisão sobre o trabalho de um colaborador sem a inclusão do próprio.

Qualquer decisão que a empresa tome sobre o trabalho de um colaborador sem a sua contribuição será sempre percebida como negativa.

2. Oportunidade para expressarem a sua opinião

Da mesma forma, proporcione a oportunidade para o seus colaboradores expressarem as suas opiniões acerca das políticas do local de trabalho e procedimentos. Reconheça o impacto das mudanças em áreas como a carga horária, remuneração, benefícios, tarefas fora do horário laboral, localização do escritório, requisitos do cargo e as condições de trabalho.

Estes fatores são os que estão sempre na mente dos colaboradores. Mudanças drásticas nestes tópicos podem resultar num feedback negativo. Disponha de respostas proativas e oportunas às questões e preocupações dos seus colaboradores.

3. Seja justo e consistente

Trate as pessoas como adultos e de forma justa e consistente. Por isso, evite a todo o custo demonstrar favoritismo ao aplicar o mesmo senso de responsabilidade e sistemas de compensação a todos os seus colaboradores.

Implemente políticas e procedimentos no local de trabalho a fim de o organizar de forma eficaz. E aplique-os de forma consistente.

4. Mostre confiança e respeito

Trate todos os seus colaboradores como dignos da sua confiança e respeito. Mostre-se confiante em relação à contratação de um novo profissional. Acompanhe o seu desempenho, veracidade e contribuição para assegurar que o mesmo é merecedor da sua confiança.

Ou seja, evite começar uma relação com os seus colaboradores numa perspetiva de que eles têm de ganhar a sua confiança. Esta posição apenas vai criar um ambiente negativo, que irá espalhar-se rapidamente por todos. Acredite que os seus trabalhadores vão saber quando não confia neles.

5. Foque as suas regras e consequências

Não crie regras para todos os seus colaboradores quando apenas uns estão a violar as políticas da empresa. É necessário minimizar o número de regras resultantes destes comportamentos no local de trabalho.

Trate os seus colaboradores como adultos e estes, na maioria da vezes, vão corresponder às suas expetativas e às deles próprios.

6. Seja inclusivo

Ajuda os seus colaboradores a sentirem-se incluídos. Cada colaborador quer receber a mesma informação tão rapidamente quanto todos os outros. Exponha o contexto para as decisões e comunique-as de forma eficaz e constante.

Dessa forma, evite comunicar de forma exaustiva, se o seu objetivo é reduzir a negatividade e conquistar a confiança e apoio dos seus colaboradores.

7. Proporcione perspetivas de crescimento

Crie oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os seus colaboradores. Formações, oportunidades de promoção e progressão de carreira são os compromissos que uma empresa deve ter para com os seus colaboradores.

Por isso, comprometa-se com o crescimento e o desenvolvimento dos seus colaboradores ao criar planos de carreira específicos para cada um deles.

8. Assuma uma posição de liderança

Proporcione uma estratégia de liderança apropriada, incluindo uma missão, visão, valores e objetivos. Os seus colaboradores querem sentir que fazem parte de algo maior que as suas ambições. Se os seus funcionários compreenderem o caminho da empresa e o seu contributo para alcançar os objetivos estabelecidos, estarão dispostos a contribuir mais.

Ou seja, os seus colaboradores estão melhor preparados quando lhes passa a informação que precisam para tomarem decisões estratégicas que vão ao encontro do caminho a seguir e dos objetivos a conquistar.

9. Reconheça o contributo dos seus colaboradores

Disponha de um sistema de benefícios e reconhecimento apropriado a fim dos seus colaboradores sentirem-se valorizados. O poder de uma recompensa ou reconhecimento tem um impacto bastante positivo no ambiente de trabalho.

Inesperadamente, a recompensa e o reconhecimento são duas das mais poderosas ferramentas que a empresa pode usar para melhorar o espírito e a moral da sua equipa.

 

Fonte: The Balance Careers

 

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