Quantas vezes já deu por si a procurar emprego e a pensar no significado de certas palavras nas descrições dos anúncios? Dinâmico, auto-suficiente ou flexível, são expressões utilizadas frequentemente pelos recrutadores e tornam os anúncios mais profissionais e interessantes. Fazem parte da linguagem corrente do universo dos recursos humanos, mas nem sempre são objectivas aos olhos dos candidatos. Afinal, o que significam exactamente?
Conheça aqui uma lista com o significado de alguns destes termos, elaborada pelo National Careers Service.
Dinâmico
Alguém que seja confiante quando precisa de começar novas tarefas ou projectos, que consiga encontrar soluções para problemas e melhorar processos. Alguém que se possa lançar em novos desafios com energia e entusiasmo.
Experiência comprovada
Um profissional com provas concretas da experiência naquela área. Que tenha levado um projecto de A até B e tenha estatísticas ou documentos que o confirmem. Para alguém nas áreas criativas, pode ser simplesmente exemplos de trabalho reunidos num portefólio. Na área de vendas, podem ser os resultados alcançados anteriormente (vendas de x€, y% acima dos objectivos, vendedor nºz da empresa naquele período).
Auto-suficiente
Um candidato auto-suficiente deve conseguir perceber autonomamente o que precisa de ser feito e começar a executar sem orientação nem ordens. Alguém que possa ficar responsável por um projecto e que consiga levar as coisas a bom porto.
Pró-activo
Similar a auto-suficiente, pessoa positiva que consegue agir para gerar mudança sem ter muitas instruções e que consegue exceder-se e ir mais longe.
Espírito de equipa
Alguém que saiba trabalhar bem em equipa e consiga encaixar na cultura da empresa ou departamento e trabalhar de forma eficiente com diferentes tipos de pessoas.
Flexível
Provavelmente significa um profissional com disponibilidade para, se e quando necessário, trabalhar até tarde e nos fins-de-semana ou viajar e trabalhar em diferentes localizações.
Salário e condições competitivas
Normalmente significa que o salário está em linha com funções similares noutras empresas. Pode também querer dizer que o salário ainda não está decidido e depende das competências e experiência do candidato.
Ambiente desafiante e exigente
Contexto de trabalho em que é necessário lidar com várias tarefas em simultâneo, trabalhar com prazos apertados ou fazer esforços adicionais para cumprir os objectivos.
Orientação para o cliente
Alguém empático, que se consiga colocar na pele dos clientes e compreender as suas necessidades e motivações. E que ponha os interesses dos clientes em primeiro lugar.
Capacidade de comunicação
Uma pessoa capaz de se relacionar e comunicar com pessoas de diferentes perfis e hierarquias. Deve ter exemplos de situações em que teve de lidar com vários tipos de profissionais.
Competências chave
Estas são as competências essenciais para executar as funções desejadas. São os principais aspectos que o recrutador quer encontrar num potencial candidato.
Stakeholders
Todas as partes interessadas numa empresa ou indústria. Desde accionistas, administradores e colaboradores até clientes, parceiros ou fornecedores.
Capacidade de aprendizagem
A empresa pode não querer investir muito tempo e recursos a formá-lo para a função e, como tal, deve conseguir aprender e aperceber-se das coisas rapidamente à medida que vai trabalhando.
Apesar dos anúncios nem sempre serem directos e objectivos, é essencial percebê-los verdadeiramente. Apenas compreendendo exactamente o que a empresa procura, pode personalizar o seu CV e carta de apresentação. De forma geral, tente responder às seguintes perguntas:
- Qual o objectivo da função? Quais as principais tarefas?
- Qual a importância da função para a empresa? Que impacto gera?
- Que competências são essenciais para a função?
- Que conhecimento ou experiência são necessárias?
Respondendo a estas perguntas, pode perceber o que a empresa procura e posicionar-se como a solução.