De acordo com o Instituto da Segurança Social, o pedido da pensão de invalidez já pode ser realizado via online, através do site da Segurança Social Direta.

Foi anunciado pelo Instituto da Segurança Social que a entrega online do pedido da pensão de invalidez está disponível desde o dia 24 de junho. Permitindo assim cumprir mais uma “etapa na simplificação e modernização dos serviços da Segurança Social”.

Assim sendo, deixa de ser necessária a deslocação a um serviço de atendimento presencial. Ou até mesmo a um posto de correios, para o seu envio.

Além disso, o Instituto da Segurança Social esclarece que estão disponíveis no mesmo site:

  • o pedido da pensão de velhice
  • o reembolso das despesas de funeral

A reforma por invalidez é um apoio social pago pelo Estado a todos os cidadãos que cumprem um determinado requisito. Neste caso, uma situação de incapacidade para o mercado de trabalho, ainda que tal decorra de uma causa não profissional.

Até ao momento, este requerimento apenas podia ser apresentado de forma presencial, ainda que por diferentes meios:

  • deslocação a qualquer balcão da Segurança Social
  • Instituições autorizadas e legalmente previstas
  • Centro Nacional de Pensões (para quem reside no estrangeiro)
  • Download do formulário no site da Segurança Social para preencher e posteriormente enviar por correio

 

Fonte: SIC Notícias

 

Saiba Mais:

De acordo com o Instituto da Segurança Social, o pedido da pensão de invalidez já pode ser realizado via online, através do site da Segurança Social Direta.

A Segurança Social vai pagar um bónus salarial em julho aos trabalhadores que estiveram em lay-off a fim de compensar a perda de rendimentos.

Para além disso, o Governo vai criar um novo abono de família para apoiar as famílias que perderam rendimentos nos últimos meses devido à pandemia da Covid-19.

O Executivo está também a estudar o prolongamento do regime de lay-off, o que significa que os salários mais baixos poderão passar a ser pagos a 100%.

Encontra-se de momento à procurar de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.