Os Serviços Secretos Britânicos, instituição mais conhecida por MI6, estão a recrutar a nova geração de espiões.

A campanha de recrutamento foi lançada nas salas de cinemas Britânicas e, no anúncio intitulado “Esta mulher poderia…”, é possível ver uma jovem em diferentes situações do dia-a-dia em que vai demonstrando capacidades para ser uma espiã, sendo o slogan da campanha “Esta mulher não trabalha para o MI6 mas podia..

Segundo Sarah, chefe de recrutamento do MI6, “existe por aí uma noção de que queremos um Daniel Craig ou homens todos musculados”. Com este recrutamento, o objectivo da agência é afastar essa ideia e desse estereótipo e pretende “atrair pessoas que excluíram uma carreira no MI6 devido a concepções erradas”.

Ao jornal inglês The Guardian, o chefe dos recursos humanos da organização, identificado como Mark, explicou que a estratégia agora passa por recrutar pessoas de diferentes camadas da sociedade britânica, com preferência para mulheres e minorias étnicas, com o objectivo de corrigir a falta de pessoal deste género na empresa.

Também gostava de ser um espião? De acordo com a BBC, se pretende ter “licença para matar não deve perder tempo com uma candidatura”. O método antigo do “toque no ombro” – utilizado há décadas pela organização para recrutar – está de volta e acontecerá em diversas organizações. Para além disso serão utilizados outros métodos de selecção tais como testes para avaliar a capacidade de persuasão e sociabilidade dos candidatos.

 

Fonte: PT Jornal