quantificar o sucesso no curriculum vitae

 

Um dos nossos conselhos para a escrita do CVé quantificar as suas experiências e sucesso. Outro, é dar exemplos de como utilizou as suas competências.

Utilize números para dar uma ideia clara de como ajudou as empresas anteriores a serem bem sucedidas. Também pode aproveitar para demonstrar o seu nível de proficiência em programas informáticos ou línguas estrangeiras numa escala facilmente perceptível.

Dê exemplos para ilustrar situações em que precisou de utilizar determinada competência/formação.

Como utilizar Números no CV

Em vez de: “Tenho experiência em Logística.

Escreva: “Tenho 7 anos de experiência na área de Logística, 5 dos quais passados a desenvolver xxx.”

Porque funciona melhor: O número de anos ajuda o recrutador a perceber o seu nível de conhecimentos na área. Na segunda parte da frase pode explicar quanto desse tempo desempenhou funções relevantes ou semelhantes àquela a que se candidata.

 

Em vez de: “Aumentei as Vendas da empresa XPTO.”

Escreva: “Aumentei em 17% as Vendas da Empresa XPTO.”

Porque funciona melhor: A primeira frase é pouco específica. Tanto pode significar ter aumentado as Vendas em 1% como em 99%. Especifique e ajude o empregador a compreender o seu papel anterior.

 

Em vez de: “Fui supervisor de call-center na empresa ABC.”

Escreva: “Supervisionei 36 funcionários na empresa ABC, tendo a produção dos mesmos subido em 25%.”

Porque funciona melhor: Primeiro porque utiliza uma palavra de acção no CV (“Supervisionei”). Depois, porque indica quantas pessoas estiveram a trabalhar sob a sua chefia. Por fim, porque indica o grau de sucesso em percentagem, facilitando a análise ao recrutador.

 

Em vez de:  “Organização de eventos”

Escreva: “Organizei eventos que contaram com até 1000 participantes para as empresas A, B e C.”

Porque funciona melhor: A utilização de um número real permite compreender qual o tamanho do evento e que tipo de organização foi necessária. É, também, aconselhável a utilização do nome de empresas conceituadas no CV.

 

Em vez de: “Diminuição das despesas com material de escritório”

Escreva: “Diminuí as despesas com material de escritório em 375€/ano, através da implementação do Programa Poupa.”

Porque funciona melhor: Demonstra ao potencial empregador que pode fazê-lo poupar X€ e utiliza um verbo de acção. Também explica como obteve esse resultado.

 

Como utilizar Exemplos no CV

 

Em vez de: “Bom trabalhador em equipa”

Escreva: “Trabalho bem em equipa. Na empresa X estive integrado numa equipa de 5 pessoas, tendo partilhado com eles as vitórias e assumido os erros individuais.”

Porque funciona melhor: Primeiro, está a demonstrar como trabalha em equipa e não só a dizê-lo. Em segundo lugar, está a fugir a lugares-comuns e, em terceiro, está a mostrar que é um bom colega pois partilha os sucessos.

 

Em vez de: “Desenvolvimento de websites”

Escreva: “Desenvolvi vários websites utilizando as Competências X, Y e Z, entre os quais www.site1.pt, www.site2.com, www.site3.net.”

Porque funciona melhor: Permite ao recrutador ver exemplos do trabalho e indica quais as competências que utilizou para ser bem sucedido.

 

Em vez de: “Gestão de Redes Sociais. Gestão de crise. Tratamento de reclamações”

Escreva: “Geri uma rede social com mais de 200.000 seguidores, tendo feito gestão de crise. Uma reclamação em particular obteve cerca de 270 likes e muitos comentários de apoio, mas foi prontamente respondida com um comunicado oficial, no qual 800 pessoas colocaram like. O próprio reclamante agradeceu a nossa rapidez de resposta”

Porque funciona melhor: Embora se torne numa frase longa, acaba por dizer muito mais sobre a sua experiência profissional : inclui um exemplo de sucesso e quantificação dos resultados.

 

Dê uma volta ao seu CV e seja chamado para mais entrevistas de emprego.