Sempre que possível, é boa ideia começar a procurar emprego quando ainda está empregado. Um candidato com emprego é, à partida, mais valorizado e desejado por recrutadores do que um candidato desempregado. Mas procurar emprego quando ainda tem trabalho tem que se lhe diga.

Como nunca sabe se e quando vai conseguir um novo emprego, deve garantir que a procura de emprego não compromete a sua actual função. Se o seu chefe ou supervisor sabem que está a pensar abandonar a empresa, é natural que comecem a pensar na sua substituição. Assim, corre o risco de ficar sem o seu emprego antes de conseguir um novo desafio.

como-procurar-emprego-ainda-empregado

Eis alguma dicas para procurar emprego quando ainda está empregado, elaboradas pelo site Career Planning.

1) Não fale da sua procura de emprego com os seus colegas

Se quer manter a procura de emprego confidencial, não fale sobre o assunto. Não pode esperar que outras pessoas mantenham segredo, quando é o primeiro a não fazê-lo.

2) Não utilize o telefone ou email da empresa na procura de emprego

Eticamente, é aconselhável garantir esta separação. Além disso, muitas empresas tem políticas de monitorização de telefones e emails e podem cruzar-se com a sua procura de emprego. Utilize um endereço de email pessoal e o seu próprio telemóvel.

3) Não procure emprego durante as horas de trabalho

A sua empresa paga-lhe para trabalhar para ela. Utilize o seu próprio tempo (intervalos, hora de almoço ou tempo livre) para procurar emprego.

4) Não utilize material do escritório

Não imprima os seus CVs ou cartas de apresentação no escritório. A sua actual empresa não tem de financiar a sua procura de emprego e, como tal, deve usar os seus próprios meios.

5) Faça telefonemas relacionados com a procura de emprego longe do escritório

Caso contrário, pode ser ouvido e comprometer a confidencialidade.

6) Marque as entrevistas para antes ou depois do trabalho ou à hora de almoço

Se sair do escritório a meio do dia quando tal não é habitual, o seu chefe e colegas irão certamente reparar. Se o recrutador não puder às horas que lhe são convenientes, tente tirar um dia de férias.

7) Tenha cuidado com o que veste

Se o seu ambiente de trabalho é business casual e de repente aparece de fato e gravata, é normal que suspeitem que vai a uma entrevista. Pense num local para conseguir mudar de roupa antes e depois da entrevista.

8) Utilize empregadores anteriores como referência

O facto de não querer utilizar os empregadores actuais é normal e os recrutadores percebem que queira manter a confidencialidade durante a procura de emprego.

9) Mantenha o seu profissionalismo, atitude e desempenho

Não deixe que a procura de emprego e a ideia de começar um novo desafio interfiram com a sua atitude. Mantenha o seu profissionalismo e certifique-se que a qualidade do seu desempenho não é alterada.