Se ainda não submeteu o seu IRS, vai a tempo de ver estas dicas de como pode aumentar o seu reembolso. Veja aqui.

A entrega do IRS começou no dia 1 de Abril. Assim, a partir de agora tem 3 meses para fazer a entrega da Declaração e receber o reembolso ou pagar.

Muitos contabilistas profissionais, incluindo a Ordem, dizem que não se deve entregar o IRS nos primeiros dias, pois o sistema informático ainda está instável e pode ter falhas.

Veja então as dicas que o Contas-poupança reuniu que o podem ajudar a aumentar o reembolso do IRS.

Saiba como aumentar o reembolso do IRS

Antes de mais, este ano prepare-se para receber menos de reembolso, isto porque fez menos retenções na fonte.

Isto é algo que deverá ser tendência nos próximos anos. Em alguns casos pode até ter de pagar IRS.

Faça sempre a simulação do IRS antes de fazer a entrega.

IRS automático – cuidado!

O IRS Automático facilita este processo, mas deve ter o cuidado de confirmar se todas as deduções estão lá preenchidas.

Se faltarem rendas, juros do crédito à habitação antes de 2012 ou se faltar alguma despesa de saúde ou educação, sua ou dos seus filhos, opte por preencher manualmente o IRS.

As despesas devem ser acrescentadas no anexo H e as faturas originais deve ser guardadas durante 4 anos.

Se tem uma incapacidade, tem mais deduções

As pessoas com incapacidade tem mais deduções e não devem optar pelo IRS Automático.

Deve sempre colocar o valor da percentagem que está no atestado multiuso e, no Anexo H, transferir as despesas de educação e reabilitação das linhas normais para a linha 606.

Além disso, se tem um atestado multiuso com 60% ou superior, pode deduzir 25% do valor que pagou com seguros de vida do crédito à habitação.

Para isso, tem de colocar o valor que pagou também no Anexo H, no quadro 6B, mas na linha 605.

Estas ações podem-lhe aumentar o reembolso do IRS.

Atenção às Mais-valias, evite pagar muito por elas

Se vendeu uma casa de segunda habitação para amortizar um crédito à habitação seu, de um filho, ou neto e o amortizou no prazo de 3 meses após a venda, tem de ter atenção no preenchimento do IRS.

Assim, tem de puxar o Anexo G e primeiro declarar a venda, no quadro 4. Depois passa para o quadro 19 e preenche os dados da amortização.

Além disso, ainda pode deduzir as despesas da compra, as despesas da venda e todas as despesas com as obras e modernização do imóvel nos últimos 12 anos.

Com esta medida, pode poupar milhares ou até dezenas de milhares de euros.

IRS Jovem Рpara rec̩m-formados

Se acabou os estudos e começou a trabalhar, aproveita o IRS Jovem e com isto pode pagar muito menos impostos durante 5 anos.

Então, se já tem contrato, acrescente o Anexo A, e no quadro 4A, acrescente a linha 417. Se passa recibos verdes, tem de abrir o Anexo B, e preencher o quadro 3E.

Comprou e vendeu criptomoedas no ano passado?

Se comprou e vendeu criptomoedas no mesmo ano, neste caso em 2023, vai ter de declarar os lucros, e pagar 28% sobre as mais-valias.

Para isso tem de saber quanto valiam quando as comprou e por quanto as vendeu. Na declaração de IRS ir ao Anexo G1 e preencher o quadro 7.

Se passaram 365 dias ou mais entre a compra e a venda, não tem de declarar nada às Finanças. Não sequer tem de dizer que as tem.

Simule o englobamento antes de entregar o IRS

Mesmo que esteja isento de entregar o IRS, receba o salário mínimo ou tenha rendimentos baixos, se tiver um valor relevante de juros de depósitos a prazo, certificados, rendas de casa, pensões de alimentos e outros tipos de rendimento deve simular sempre a entrega do IRS com o englobamento desses valores.

 

Antes de submeter o seu IRS confirme que o IBAN está correto, para que não haja problemas com o recebimento do reembolso.