10 coisas que faltam ao seu CV

O seu CV está completo? Tem toda a informação necessária e relevante? E como estão descritas as funções?

Não é fácil ter a certeza de que o CV está pronto a enviar. Antes de responder a oportunidades de emprego, certifique-se de que não falta ao seu currículo:

1. Um resumo

No início do CV, logo abaixo do seu nome e contactos, deve constar um pequeno resumo do seu percurso profissional e principais experiências.

Dê destaque às que são relevantes para a função a que se candidata e seja breve e sucinto. Um bom resumo profissional seria:

“Mais de 10 anos de experiência em Recursos Humanos, com especial ênfase na formação, motivação e team building, tendo gerido um total de 210 colaboradores.”

2. Casos de sucesso

O CV existe para demonstrar as suas principais competências e sucessos profissionais. Aproveite para se “gabar” dos seus principais projectos: organização de um mega-evento, gestão de uma start-up que se tornou numa empresa líder de mercado, aumento das vendas da empresa, retenção de clientes…

Fale também nos prémios e distinções que recebeu (por exemplo: Considerado Personalidade da Publicidade pela revista Meios e Publicidade).

3. Números

Qual das duas afirmações lhe parece mais eficaz: “Aumentei as vendas da empresa” ou “Nos 5 anos em que estive na empresa X, aumentei o volume de vendas em 12%”?

Valorize o seu currículo utilizando números e percentagens.

4. Exemplos

Também deve dar exemplos da forma como utilizou as suas competências no trabalho. Imagine que estava a ler o CV de um jornalista. Qual destas frases lhe despertaria mais a atenção? “Escrevi vários artigos” ou “Após investigação extensiva, escrevi vários artigos e reportagens, entre as quais “Pedofilia na Casa Pia – Mito ou Verdade” e “Rui Pedro – 15 anos depois”?

5. Principais competências adquiridas na Formação

A secção de cursos/formação não deve ser só uma “lista de compras” onde diz quais foram os cursos, workshops e formações que fez.

Para cada curso, crie uma pequena nota onde explica quais as principais competências que adquiriu e temas mais importantes que abordou. Assim, está a mostrar como é que a sua formação o preparou para a função a que se está a candidatar.

6. Boa formatação

O aspecto visual do CV também desempenha um papel muito importante na escolha dos candidatos. Para que o seu currículo esteja visualmente apelativo, utilize linhas horizontais para separar a informação, bullets para discriminar as tarefas/casos de sucesso de cada função, fontes neutras (Arial, Helvetica, Verdana, Courier, Calibri, etc.) e Bold e MAIÚSCULAS para destacar títulos.

7. Espaço em branco

Um passo tão simples como aumentar as margens das folhas do documento pode fazer toda a diferença. Um CV com uma “parede de texto” que ocupa toda a folha pode cansar o recrutador. Utilize espaçamento maior entre as linhas de texto e secções para “arejar” o espaço.

8. Links

Mais importante do que colocar a sua morada no CV é escrever o endereço para o seu site pessoal, portefólio online ou LinkedIn. Crie hiperligações no documento, para que o recrutador possa clicar no endereço pretendido e ser automaticamente encaminhado para a página.

9. O seu primeiro e último nomes no nome do CV

Se, após gravar a versão final do seu curriculum vitae, o nome do documento é “CV”, “CV actualizado” ou “CV 15-07-2014” pode estar a perder oportunidades de emprego. É comum os recrutadores guardarem os currículos todos numa pasta e, depois, pesquisarem por nome.

Assim, o nome do documento deve ser “CV Maria Silva” ou “CV Maria Silva Comercial” (indicando a sua área de especialização).

10. Uma boa carta de apresentação a acompanhar

Por fim, nunca envie o seu currículo sem uma carta de apresentação adaptada à empresa e função a que se está a candidatar. Não diga somente “O meu nome é X e venho-me candidatar à vaga de Y”. Só com uma boa carta poderá clarificar porque é o candidato ideal e fazer com que o recrutador tenha curiosidade de ler o seu CV.