Triagem de Candidatos Questões abertas, fechadas e de scoring

Com o objectivo de melhorar a forma como as empresas gerem os processos de recrutamento e fazem a triagem de candidaturas, lançamos com o nosso novo portal um Gestor de Candidatos.

Esta ferramenta inclui, entre outras, a possibilidade de formular questões para serem respondidas pelos candidatos no momento da candidatura.

Existem 3 tipos de questões, que podem ou não ser obrigatórias e cujas funcionalidades e vantagens descreveremos mais detalhadamente abaixo:

  • Questões abertas, que melhoram a qualidade das candidaturas recebidas
  • Questões fechadas, ideais para atestar requisitos mínimos e que permitem a filtragem de candidatos e facilitam o processo de triagem
  • Questões de scoring, ideais para atestar competências mais técnicas e que permitem a ordenação de candidatos pela sua relevância

Questões abertas

As questões abertas são, como nome indica, de resposta aberta ou livre, o que significa que para cada questão irá receber um texto como resposta.

Estas questões permitem a recepção de candidatos mais motivados. Ao dificultar o processo de candidatura, afastam-se os candidatos sem o nível de motivação suficiente para investirem um pouco mais de tempo no processo de candidatura.

Por outro lado, estas questões evitam candidaturas por impulso o que melhora a qualidade dos CVs recebidos. Ao terem de responder às questões, alguns candidatos percebem que não têm o perfil pretendido.

Finalmente, fica com mais informação útil sobre o perfil de cada candidato, a sua experiência, competências e consegue também avaliar competências de comunicação escrita, raciocínio ou argumentação.

Alguns exemplos de questões abertas que pode fazer aos candidatos:

  • “Descreva a sua experiência profissional na função X e/ou no sector Y.”
  • “Dê exemplos de resultados obtidos anteriormente na área X”
  • “Que competências o ajudarão a desempenhar bem estas tarefas?”
  • “O que sabe sobre a nossa empresa?”
  • “Quantos anos de experiência tem na função X?”
  • “O que faria na sua primeira semana de trabalho?”
  • “Explique porque seria a pessoa ideal para esta função.”

Questões abertas

Questões fechadas

As questões fechadas requerem respostas de sim ou não.

Estas questões são ideias para “separar o trigo do joio” e servem para transformar os requisitos mínimos ou obrigatórios da sua oferta em questões de sim ou não.

Desta forma, estará a criar filtros que pode depois usar no Gestor de Candidatos: pode por exemplo ver apenas candidatos que são licenciados, que têm carta de condução ou que são elegíveis para realizar um estágio IEFP.

Alguns exemplos de questões fechadas que pode fazer aos candidatos:

  • “É licenciado?”
  • “Está apto para os programas de Estágio IEFP?”
  • “Tem carta de condução?”
  • “Tem disponibilidade para trabalhar por turnos?”
  • “Tem disponibilidade para trabalhar em Faro?”

perguntas sim ou não

Questões de scoring

As questões de scoring são respondidas pelos candidatos numa escala de 0 a 10 e geram um score/resultado para cada candidato.

Assim, torna-se possível quantificar as competências mais técnicas dos candidatos e ainda ordenar candidatos para ver primeiro aqueles que à partida são mais qualificados.

Alguns exemplos de questões de scoring que pode fazer aos candidatos:

  • “Como classifica os seus conhecimentos de alemão numa escala de 0 a 10?”
  • “De 0 a 10, qual o seu nível de experiência em Photoshop?”
  • “Como descreve os seus conhecimentos de PHP?”

questões scoring

Ao combinar diferentes tipos de questões e ajustá-las às suas necessidades, pode facilitar a triagem de candidatos. No entanto, estas devem ser utilizadas com peso e medida, uma vez que formulários de candidatura demasiado longos ou trabalhosos podem ter um efeito contraproducente (afastar demasiados candidatos da sua oferta).