Existem diferentes tipos de atitudes no emprego. Descubra a qual destas categorias descritas no Careerealism pertence e como é que o seu comportamento pode afectar o seu desempenho no trabalho e na sua carreira:
-
O amante do trabalho
A pessoa que ama o seu emprego e lê todos os jornais de negócios, passa horas em almoços de trabalho, tem vários amigos que estão na mesma indústria, e ainda tem tempo para procurar formas de melhorar.
Aparentemente o trabalhador MODELO – certo? ERRADO.
Este funcionário, proprietário da empresa, ou consultor, pode perder oportunidades por erradamente pensar que todo o seu trabalho árduo o vai recompensar.
A dedicação ao trabalho de forma plena e enérgica pode diminuir a sua percepção aos imprevistos na área dos negócios, e também impedi-lo de experimentar outras oportunidades pessoais.
-
O cumpridor
Esta pessoa tem uma abordagem mais pragmática: o trabalho é um meio para chegar a um fim. Trabalhar arduamente significa para si ter períodos agradáveis fora do emprego, ter a capacidade de pagar as contas, viajar, tirar férias, e / ou desfrutar dos seus hobbies. Às vezes, esta pessoa trabalha apenas pelo orgulho de ser um membro que contribui para a sociedade em geral!
Atenção: Mesmo assim, deve haver espaço para crescimento e auto-avaliação. Claro que viver a vida é bom mas, nos dias de hoje, é preciso estar preparado para o inesperado.
Saiba quais são as 10 Soft Skills mais valorizadas pelas empresas.
-
O que odeia o trabalho
Mais uma vez, não importa se é proprietário, trabalhador, consultor, ou o que seja. Os indivíduos nesta categoria contestam as ordens, queixam-se e franzem a testa constantemente e criticam os colegas de trabalho, chefe e empresa em geral.
Normalmente, uma pessoa com este tipo de atitude gasta muito tempo e energia a expressar esses sentimentos negativos. Desta forma, muitas oportunidades que poderiam ser interpretadas como positivas são perdidas.
-
O ausente
A maioria das pessoas vai admitir que conhece pelo menos uma pessoa deste tipo.
Esta é uma pessoa que parece não saber porque trabalha. Estas pessoas costumam estar doentes sempre que possível (especialmente quando não estão), passam mais tempo a tratar dos seus assuntos pessoais do que do seu trabalho, faltam a reuniões, não cumprem prazos e chegam tarde ou faltam frequentemente.
Este indivíduo raramente é um chefe, mas às vezes tem sorte e tem negócios próprios trabalhados de forma eficaz com o suor dos outros!
Fica a dúvida sobre qual o benefício em trabalhar com esta pessoa. O seu potencial está oculto pela falta de zelo e de actividade. As oportunidades não são reconhecidas por este tipo de pessoa ou são literalmente postas de lado…
Pense agora sobre a sua atitude no trabalho. Como é que isso o afecta a si e às suas oportunidades? Está preparado para fazer a mudança que precisa?
Rever o seu curriculum vitae vai ajuda-lo a perceber quem é e o que tem para oferecer aos clientes, colaboradores, colegas ou empregador. Faça essa revisão para perceber onde pode estar a errar.
Veja aqui as 10 características de um Super-Profissional.

