Estão lançadas as tendências de Gestão de Recursos Humanos para 2026. Conheça-as aqui e coloque-as já em prática!

O Great Place to Work identificou as 5 grandes tendências de Gestão de Recursos Humanos para este próximo ano, através de um survey junto de centenas de empresas.

5 tendências da Gestão de Recursos Humanos para 2026

Capacitação em Inteligência Artificial (IA)

Neste próximo ano, os processos “IA-native” redefinem o trabalho, integrando algoritmos e decisões preditivas desde a sua criação. Até aqui, a IA era vista apenas como um complemento aos processos existentes.

Assim, capacitar os colaboradores nesta ferramenta irá reduzir o tempo de adaptação às novas tecnologias e criar processos mais eficientes, o que irá aumentar a produtividade e a inovação.

Investir em IA é preparar os colaboradores e a organização para competir e vencer num mercado em constante transformação.

Liderança humanizada

A liderança humanizada coloca as pessoas no centro das organizações, unindo empatia, propósito e visão estratégica.

Líderes humanizados inspiram, motivam e promovem a colaboração, construindo relações de confiança com as suas equipas e criando ambientes de trabalho mais inclusivos, criativos e resilientes.

A preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores tem um impacto direto na atração e retenção de talento e na produtividade.

Então, o perfil ideal de liderança deverá combinar competências técnicas com uma forte capacidade de inteligência emocional.

Ecossistemas flexíveis

Apesar do massivo regresso ao trabalho presencial observado em 2025, o teletrabalho e os modelos híbridos continuam a estar no centro das discussões sobre o futuro do trabalho.

A flexibilidade dos últimos anos tornar-se-á uma expectativa, e até uma exigência, associada não apenas a diferentes gerações, mas também às diversas fases de vida e necessidades individuais.

Assim, o modelo de trabalho tende a evoluir para um ecossistema verdadeiramente flexível, que integra tecnologia, cultura organizacional e espaços físicos e virtuais.

Esta flexibilidade aumenta a agilidade organizacional, promove a inovação e oferece aos colaboradores mais autonomia e oportunidades de desenvolvimento.

Alterações legislativas | Código do Trabalho & Lei da transparência salarial

Espera-se que 2026 seja um ano marcado por significativas alterações legislativas no âmbito do trabalho.

Embora ainda não hajam mudanças definidas, muitas empresas já estão a preparar a adaptação das suas políticas de RH e projetar os custos associados às novas regras – como potenciais indemnizações, alterações nos encargos de despedimento ou mudanças nos benefícios laborais.

Ao mesmo tempo, estão a desenvolver programas de formação para profissionais de RH e líderes, de forma a lidar com a transformação legal e operacional que se avizinha.

Além disso, Portugal deverá transpor para a legislação nacional, até 7 de junho de 2026, a Diretiva (UE) 2023/970, para combater a discriminação salarial de género e reduzir o gap salarial.

Assim, algumas empresas já estão a fazer auditorias internas às estruturas salariais, revendo políticas de remuneração e redefinindo critérios salariais.

Bem-estar organizacional

As organizações devem manter como prioridade máxima a implementação de programas que promovam cuidados de saúde preventivos e bem-estar – abrangendo a saúde física e mental.

É fundamental fomentar um ambiente de trabalho saudável e positivo, conforme é recomendado na Norma de Bem-Estar e Felicidade Organizacional (NP 4590:2023).

 

Atente às mudanças no mercado de trabalho e faça com que a sua empresa entre em 2026 preparada para abordar as principais oportunidades de melhoria.