Parabéns, conseguiu ser chamado para uma entrevista! Mas, e agora? Terá de fazer o trabalho de casa e pesquisar sobre a empresa, praticar o seu discurso e saber o que vai vestir no dia…tal e qual como os outros candidatos. Conseguir uma entrevista de emprego é uma grande conquista e um sinal de que está no caminho certo. Agora é a altura de se focar em arrasar na entrevista.

Como ser um candidato interessante?

Aborde a sua entrevista com a expetativa de que a sua competição é igualmente qualificada. Ter as competências e querer a vaga desesperadamente já não assegura a sua entrada no mercado de trabalho. É necessário saber como se destacar e ser interessante, enquanto candidato. Conheça estas estratégias que podem ajudá-lo:

Faça o recrutador falar

É comum dizer-se que “quanto mais me fazes falar, mais interessante é a minha opinião sobre ti”. Utilize isto a seu favor e interaja com as pessoas que conhece em conversa – sobre elas. Quer seja a rececionista, o Gestor de Recursos Humanos ou até mesmo o seu potencial patrão, questione-os sobre eles mesmos. No fim da entrevista, a opinião deles sobre si é muito mais positiva.

Prepare-se com questões interessantes

Não pergunte as mesmas e antigas questões comuns a todos os candidatos. Pode combinar esta estratégia com a primeira e perguntar ao seu entrevistador a sua experiência na empresa, por exemplo. Pode também utilizar isto como uma oportunidade para expandir o seu poder criativo e colocar questões que não só demonstram que fez o trabalho de casa, mas que mostrem que foi mais além para criar soluções.

Prepare-se com respostas interessantes

A maioria dos candidatos vão responder a questões situacionais e comportamentais com exemplos diretos da sua carreira. Diferencie-se da competição ao estar preparado para partilhar histórias sobre outras áreas da sua vida que são igualmente interessantes. Desenvolveu um website que recebe centenas de milhares de visitas mensalmente? Demonstre a sua iniciativa e como essas histórias destacam as suas capacidades de resolver problemas, a sua motivação interna e o seu estilo único.

Demonstre o seu estilo

Sabedoria convencional afirma que deve optar por um estilo mais neutro quando vai a uma entrevista de emprego. Geralmente, o melhor é optar por algo mais clássico e acessórios mínimos ou subtis. Mas caso seja uma pessoa que normalmente possui um toque artístico no seu visual, não deve reprimi-lo totalmente.

Escolha uma ou duas formas de deixar esse estilo brilhar. Desde que mantenha uma aparência profissional, não há problema em demonstrar um pouco da sua essência.

Utilize a técnica da pasta

Quando se está a preparar para a sua entrevista, crie uma visão geral em como planeia atuar nos seus primeiros 30, 60 e 90 dias do novo trabalho. Se pesquisou sobre a empresa e o cargo, terá uma noção sobre o tipo de estratégia que deverá desenvolver para começar a agregar valor à empresa.

Escreva uma página ou duas e retire-a da sua pasta – daí o nome desta técnica – no final da sua entrevista para deixar com os recrutadores.

Tenha atenção à sua linguagem corporal

As entrevistas são stressantes, e é fácil ficar tenso e fisicamente estranho. Preste atenção à linguagem corporal do seu entrevistador e faça o melhor possível para a espelhar. Esta técnica tende a deixar as pessoas mais confortáveis consigo.

Para os impressionar, utilize poses de poder imediatamente antes da entrevista, em privado e evite posições que menosprezem a sua presença. Ao adotar esta técnica, o subconsciente das pessoas irá criar uma melhor opinião sobre si.

 

Tente adaptar estas dicas ao seu comportamento e à sua situação e faça o seu melhor para conseguir impressionar o recrutador e em simultâneo deixar a competição para trás.

 

Fonte: Work It Daily