Durante a entrevista de emprego há sinais aos quais pode ter atenção sobre a cultura da empresa.

Nenhum local de trabalho é perfeito e, cada vez mais, os candidatos procuram o melhor ajuste cultural.

Mas, o desafio é descobrir a verdade sobre a cultura do local de trabalho antes de aceitar a oferta. Com a ajuda da Forbes dizemos-lhe 5 sinais sobre a cultura da empresa que deve ter atenção na entrevista:

1. Desrespeito do seu tempo

Infelizmente, acontece os recrutadores deixarem o candidato à espera, após o horário de início da entrevista.

Não deixe de se importar com esse comportamento, observe cuidadosamente como essa pessoa valoriza o seu tempo.

O mais importante é a atitude. Se for desdenhoso, isso é preocupante, pois sugere que o seu tempo não é valorizado.

2. Exigir entrevistas extensas ou consultoria gratuita

Se uma empresa precisa de passar por ciclos intermináveis ​​de entrevistas para avaliar se é adequado à função, há algo errado com os seus processos de tomada de decisão.

E pior são as situações em que as empresas usam as entrevistas como oportunidades para obter consultoria gratuita.

Então, não é aceitável que lhe peçam que os ajude a debater ideias sobre como otimizar o processo de logística ou solicitar o seu feedback sobre os esforços de redesenho de marca propostos.

E se lhe sugerirem fornecer uma planilha de análise competitiva para “avaliar melhor o seu nível de adequação à função”, para fazer em casa, corra na direção oposta.

3. Falta de transparência, principalmente sobre a remuneração

Muitas empresas defendem a transparência como um valor fundamental, até que lhes perguntam algo que não desejam divulgar, não importa o quão relevante ou positivo seja. O exemplo mais óbvio é a remuneração.

Então, deve ficar atento quando as perguntas sobre salário, possibilidade de promoção e prémios deixarem o entrevistador visivelmente desconfortável, ou se ele se esquiva ou evita dar uma resposta direta.

4. Conversa e comportamento de baixa energia

Outra boa forma de analisar a cultura da empresa é o moral dos funcionários.

Então, em entrevista observe se o recrutador ou outras pessoas com quem contacta neste processo parecem otimistas, descansados e animados com o seu trabalho.

Assim, observar e anotar o comportamento das pessoas, o nível de energia e a disposição geral pode fornecer-lhe informações valiosas.

5. Desconforto com diversidade, equidade e inclusão

Todas as empresas devem discutir ativamente sobre diversidade, equidade e inclusão, ou seja, o que isso significa para a organização, como isso aparece nas prioridades e iniciativas corporativas e quais são seus objetivos específicos.

Então, se as suas questões este tema forem recebidas com um silêncio constrangedor ou banalidades visivelmente vagas, isso é motivo de preocupação, principalmente para candidatos de comunidades historicamente marginalizadas.

 

Além de estar atento as estes sinais sobre a cultura da empresa na entrevista, não há nada como perguntar diretamente sobre a cultura.