Os trabalhadores que querem mudar para o estrangeiro e procuram emprego preferem empregadores que ofereçam certas vantagens fundamentais.

Esta é uma conclusão do estudo sobre as tendências do mundo do trabalho, realizado pela BCG, com o The Network e os seus parceiros em mais de 150 países, incluindo o Alerta Emprego e ainda do The Stepstone Group.

Mais de 75% dos inquiridos esperam que o seu futuro empregador forneça assistência em matéria de alojamento, vistos e autorizações.

Além disso, com base em estudos anteriores, os candidatos também querem empregos que proporcionem relações positivas com os colegas, um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e uma compensação financeira atrativa.

Estes atributos continuam a ser importantes, mas outros – como a segurança no emprego  – também chamam a atenção dos candidatos.

Então, os empregadores devem certificar-se de que compreendem as necessidades básicas dos potenciais trabalhadores e tentar satisfazê-las.

O que atrai os trabalhadores para empregos no estrangeiro?

Os trabalhadores, quando procuram um emprego no estrangeiro, também devem ter em conta outros fatores – a cultura é tão importante como o dinheiro.

Um bom salário é importante, mas fatores como a igualdade de oportunidades de emprego, para locais e para imigrantes, e a aceitação e pertença cultural também são muito importantes.

As diferenças de necessidades mais significativas surgem quando analisamos os inquiridos nas diferentes regiões:

  • Cerca de 86% dos inquiridos da região subsariana consideram importante que a língua oficial de trabalho seja o inglês;
  • Para os trabalhadores da América Latina e das Caraíbas é de apenas 32,8%. No entanto, em ambas as regiões consideram que a igualdade de oportunidades de emprego para os habitantes locais e para os imigrantes tem uma importância acima da média;
  • Para os europeus, os pacotes salariais de alto nível e um processo de relocalização e de integração sem problemas são de importância elevada.

Os empregadores devem assumir a liderança

A maioria dos inquiridos, independentemente da idade, cargo ou formação, espera que o empregador dê suporte nas seguintes áreas:

  1. Assistência no alojamento (79%)
  2. Visto e autorização de trabalho (78%)
  3. Apoio à realocação (69%)
  4. Apoio linguístico e formação (54%)
  5. Aconselhamento jurídico e financeiro (44%)
  6. Programa de integração após a chegada (44%)
  7. Programa de integração antes da chegada (42%)
  8. Mentor ou amigo imigrante (40%)
  9. Mentor ou amigo local (39%)
  10. Apoio para integrar a família (36%)

 

Decoding Global Talent é uma série de relatórios que analisam as tendências no vasto mundo do trabalho. Este estudo contou com a participação de 150.735 pessoas em 188 países.

Pode consultar o estudo na totalidade aqui.