Saber delegar tarefas é fundamental para cargos de liderança, evita sobrecarga de trabalho, previne disfunções e motiva os colaboradores.

Delegar tarefas consiste em atribuir ao trabalhadores uma parte das tarefas que pertencem à gestão de equipas ou departamentos.

Isto implica o reconhecimento do valor profissional dos trabalhadores a quem são atribuídas novas responsabilidades.

Então, se por um lado a delegação de tarefas dá um estímulo aos trabalhadores, por outro alivia a pressão dos gerentes.

Quais os benefícios de delegar tarefas?

A delegação pode trazer inúmeras vantagens para a empresa, como:

  • Facilita as sucessões: a sucessão de gestão pode ser um problema em muitas empresas porque não delegam funções;
  • Contribui para a retenção do talento: os trabalhadores ambiciosos vão valorizar a oportunidade e estarão menos dispostos a mudar de empresa;
  • Incentiva o comprometimento com a empresa: os trabalhadores delegados veem o as possibilidades de promoção interna e de reconhecimento dos seus esforços;
  • Liberta recursos: os líderes têm mais tempo e recursos para funções mais importantes;
  • Permite a gestão mais eficiente do pessoal: a gestão do pessoal torna-se muito mais eficiente, devido a um maior envolvimento dos trabalhadores e a uma menor atenção direta do gestor;
  • Aumenta a produtividade: tanto os gestores como os trabalhadores estão mais motivados para o desempenho das suas funções, o que leva a uma melhor produtividade;
  • Reduz o stress: os líderes têm menos probabilidades de sofrer de stress devido à acumulação de tarefas e responsabilidades;
  • Melhora o ambiente de trabalho: ao estarem mais envolvidos nos projetos da empresa, os colaboradores tendem a gerar menos conflitos no trabalho.

Sabe como delegar tarefas?

Um dos problemas em delegar tarefas pode ser mesmo saber como o fazer de forma eficaz. Então, com a ajuda do Bizneo, damos-lhe alguns passos que pode seguir:

1. Definir o objetivo da delegação

O primeiro é verificar se é de facto apropriado atribuir novas responsabilidades a um funcionário. Então, deve especificar quais os domínios a delegar e porquê.

2. Escolher os profissionais mais adequados

Este é o passo mais importante, pois o sucesso da delegação depende da escolha dos colaboradores.

O melhor é confiar em colaboradores que já demonstraram a sua eficácia, responsabilidade e empenho.

3. Especificar as condições da delegação de tarefas

Deve ser o mais preciso possível ao definir as tarefas e responsabilidades a desempenhar pelo trabalhador.

É muito importante que os limites sejam bem definidos, de modo a evitar que o profissional exceda as suas funções ou não as desempenhe na totalidade.

4. Estar disponível para os colaboradores

O facto de delegar tarefas não quer dizer que as deva esquecer, então, não mantenha-se disponível e vá vendo o trabalho dos colaboradores, mas não interfira nas suas tarefas.

5. Medir o desempenho

Por fim, precisa de confirmar que tomou a decisão correta ao delegar tarefas a cada colaborador em particular. Para isso, avalie-o de acordo com critérios que lhe permita avaliar os aspetos essenciais da delegação.