Saber delegar tarefas é fundamental para cargos de liderança, evita sobrecarga de trabalho, previne disfunções e motiva os colaboradores.
Delegar tarefas consiste em atribuir ao trabalhadores uma parte das tarefas que pertencem à gestão de equipas ou departamentos.
Isto implica o reconhecimento do valor profissional dos trabalhadores a quem são atribuÃdas novas responsabilidades.
Então, se por um lado a delegação de tarefas dá um estÃmulo aos trabalhadores, por outro alivia a pressão dos gerentes.
Quais os benefÃcios de delegar tarefas?
A delegação pode trazer inúmeras vantagens para a empresa, como:
- Facilita as sucessões: a sucessão de gestão pode ser um problema em muitas empresas porque não delegam funções;
- Contribui para a retenção do talento: os trabalhadores ambiciosos vão valorizar a oportunidade e estarão menos dispostos a mudar de empresa;
- Incentiva o comprometimento com a empresa: os trabalhadores delegados veem o as possibilidades de promoção interna e de reconhecimento dos seus esforços;
- Liberta recursos: os lÃderes têm mais tempo e recursos para funções mais importantes;
- Permite a gestão mais eficiente do pessoal: a gestão do pessoal torna-se muito mais eficiente, devido a um maior envolvimento dos trabalhadores e a uma menor atenção direta do gestor;
- Aumenta a produtividade: tanto os gestores como os trabalhadores estão mais motivados para o desempenho das suas funções, o que leva a uma melhor produtividade;
- Reduz o stress: os lÃderes têm menos probabilidades de sofrer de stress devido à acumulação de tarefas e responsabilidades;
- Melhora o ambiente de trabalho: ao estarem mais envolvidos nos projetos da empresa, os colaboradores tendem a gerar menos conflitos no trabalho.
Sabe como delegar tarefas?
Um dos problemas em delegar tarefas pode ser mesmo saber como o fazer de forma eficaz. Então, com a ajuda do Bizneo, damos-lhe alguns passos que pode seguir:
1. Definir o objetivo da delegação
O primeiro é verificar se é de facto apropriado atribuir novas responsabilidades a um funcionário. Então, deve especificar quais os domÃnios a delegar e porquê.
2. Escolher os profissionais mais adequados
Este é o passo mais importante, pois o sucesso da delegação depende da escolha dos colaboradores.
O melhor é confiar em colaboradores que já demonstraram a sua eficácia, responsabilidade e empenho.
3. Especificar as condições da delegação de tarefas
Deve ser o mais preciso possÃvel ao definir as tarefas e responsabilidades a desempenhar pelo trabalhador.
É muito importante que os limites sejam bem definidos, de modo a evitar que o profissional exceda as suas funções ou não as desempenhe na totalidade.
4. Estar disponÃvel para os colaboradores
O facto de delegar tarefas não quer dizer que as deva esquecer, então, não mantenha-se disponÃvel e vá vendo o trabalho dos colaboradores, mas não interfira nas suas tarefas.
5. Medir o desempenho
Por fim, precisa de confirmar que tomou a decisão correta ao delegar tarefas a cada colaborador em particular. Para isso, avalie-o de acordo com critérios que lhe permita avaliar os aspetos essenciais da delegação.