3 frases que todos os recrutadores querem ouvir

Nem sempre é fácil saber o que dizer na entrevista de emprego. Por norma, os candidatos ficam a tentar descobrir qual é a resposta que os entrevistadores querem ouvir. O problema é que cada caso é um caso e não há respostas perfeitas.

No entanto, existem 3 frases que quase todos querem ouvir:

1. “Já tive bons resultados com essa abordagem…”

Os recrutadores querem ter a certeza de que o candidato tem a experiência necessária para a função, e que este já foi bem sucedido ao utilizar as competências inerentes à vaga.

Por isso, dar-lhe um exemplo de uma situação em que conseguiu ultrapassar um problema ou dar bons resultados à empresa é uma excelente forma de deixar uma boa impressão junto do entrevistador.

Utilize a metodologia STAR (situação, tarefa, acção, resultado) para falar deste caso de sucesso. Um exemplo de como poderia dizê-lo na entrevista de emprego: “Já que fala em retenção de talento… na minha anterior empresa havia uma taxa de abandono muito grande, por isso foi um dos grandes desafios que tive que ultrapassar quando entrei no departamento de Recursos Humanos. Implementei acções de formação para supervisores, organizei eventos de team builing e fiz questão de falar com todos os funcionários para perceber se estavam insatisfeitos com o seu trabalho. Dois anos depois de entrar na Empresa XPTO, a taxa de abandono passou de 25% para 10%.”

2. “Estou bastante entusiasmado…”

A motivação também pode ser um factor de distinção entre candidatos. Se dois candidatos tiverem a mesma experiência e competências, a vontade de ser bem sucedido e ajudar a empresa vai permitir ao recrutador seleccionar o que vai ocupar a vaga.

Dizer que está entusiasmado com a oportunidade de emprego é importante, mas também convém mostrá-lo. Faça pesquisa sobre a empresa, produtos e projectos futuros para poder explicar aquilo que o motiva. Compreenda a diferença entre a empresa e a concorrência, analise o website, fale com actuais colaboradores… Só com conhecimento de causa poderá provar que está realmente entusiasmado.

3. “Ainda ontem li um artigo sobre esse assunto…”

Infelizmente, é quase impossível ter todos os requisitos que o entrevistador procura. Mas isso é normal – mostre-lhe que está disposto a aprender. Aliás, mostre-lhe que já está a aprender.

Identifique os seus pontos fracos e conhecimentos em falta e tente colmatá-los. Pesquise artigos sobre o tema, leia livros, fale com colegas que já têm experiência na área… Assim, se o tema vir à baila na entrevista de emprego, poderá dizer ao recrutador que já está a tentar melhorar, o que demonstra auto-consciência como pró-actividade.

 

Nunca conseguirá ler a mente do entrevistador e dar as respostas perfeitas, mas com estas 3 frases terá sempre uma reacção positiva.

 

Fonte: The Daily Muse