Trabalhou arduamente para encontrar, entrevistar e contratar os colaboradores certos. Eles têm óptimas competências, uma experiência fantástica e a atitude ideal!
Então, depois de contratados… deixo-os à vontade e livres para trabalhar, certo?
Errado, não é bem assim. Ter as competências e perfil adequados para função é sem dúvida importante, mas sentir-se bem-vindo e ter o acolhimento certo pode fazer toda a diferença no sucesso do seu recrutamento!
Siga estes 5 passos para garantir que os seus novos colaboradores entram com o pé direito no seu novo desafio:
1. Tenha o “posto de trabalho” pronto
É importante que o novo colaborador sinta que a sua chegada foi preparada e que o acolhimento foi pensado. Assim, garanta que terá à disposição as ferramentas que o colaborador vai utilizar no seu dia-a-dia: o seu posto de trabalho / secretária, computador, acesso a informação e documentos úteis e também aos softwares e sistemas mais utilizados pela empresa, ou outros considerados relevantes.
Mesmo que nos primeiros dias o novo colaborador não passe muito tempo com no seu local de trabalho, ficará mais seguro por saber que já tem um espaço de trabalho preparado e ferramentas à disposição. Ficará também com uma boa primeira impressão e uma imagem profissional e organizada da empresa.
2. Prepare a chegada e o acolhimento do novo colaborador
Envolva os membros da equipa ou departamento por forma a preparar o melhor possível a chegada do novo colaborador. O objectivo é garantir que a pessoa tem uma “aterragem suave” e o enquadramento certo para ter condições para desempenhar bem as funções e desafios que aí vêm.
Assim, procure planear o que irá acontecer na primeira semana de trabalho, nomeadamente:
- Definir claramente os objectivos da primeira semana de trabalho
- Pensar e preparar sessões de formação individuais ou em grupo sobre os aspectos considerados relevantes
- Preparar e disponibilizar informações, documentos e apresentações a analisar/estudar pelo novo colaborador
O objectivo é que o novo colaborador fique o mais bem preparado possível para começar a desempenhar as suas funções.
3. Seja um embaixador, quebre o gelo e mostre os cantos à casa
Receba os novos colaboradores à porta, dando as boas vindas pela equipa e fazendo-o sentir-se “em casa”. Reforce os seus objectivos, as razões pelas quais foi contratado e a sua importância para o sucesso da empresa.
Faça um “tour” pela empresa, mostre os cantos à casa e a forma como cada um poderá ser importante no futuro e apresente o novo colaborador aos seus novos colegas.
4. Aproveite para motivar e envolver o novo colaborador
Reforce a imagem da empresa e sublinhe os seus valores, a sua história e a sua visão, missão e objectivos a longo prazo. Enquadre o colaborador nos desenvolvimentos recentes da empresa e clarifique os principais objectivos e desafios a curto e médio prazo.
Envolva o novo colaborador e faça-o vestir a camisola desde o primeiro dia!
5. Esteja disponível
É possível que surjam dúvidas que não foram abordadas na entrevista e no acolhimento que preparou. Mostre-se disponível para as esclarecer e ponha-se 100% à disposição para ajudar no que for necessário.
É importante que o novo colaborador se sinta à vontade para esclarecer dúvidas sem se sentir “chato” ou inoportuno.