Existem diferentes tipos de entrevista de emprego, cada uma pensada para obter resultados e informações distintas.

Um processo de recrutamento é composto por diferentes fases e a entrevista de emprego faz parte do processo.

Mas, há vários tipos de entrevista de emprego e cada um tem o objetivo de recolher informações diferentes.

Então, como saber qual atende melhor às suas necessidades?

1. Entrevista baseada em competências

Recorre a perguntas para descobrir o comportamento do candidato. Este tipo de entrevista de emprego usa perguntas abertas sobre situações específicas do passado do candidato para obter exemplos do comportamento do candidato nessas situações.

Por exemplo: “fale-me sobre…”, “pense numa situação em que teve/fez…” ou “dê-me um exemplo de…”.

Para ponderar essas respostas o melhor é o método STAR, em que a resposta é classificada por: situação, tarefa, ação e resultado. Isso ajuda a pontuar o candidato de forma adequada.

2. Entrevista de desempenho

São perguntas que procuram obter informações sobre o desempenho profissional do funcionário em cargos anteriores. Ou seja, o foco está nos resultados e números que o funcionário alcançou até o momento.

Exemplos de perguntas deste tipo entrevista são: “fale-me sobre o seu sucesso mais significativo” e “como resolveria esse problema?”.

Estas perguntas procuram saber a linha de ação, indicadores de sucesso, sistema e contexto da ação, tarefas específicas, tempo da ação e resultados.

3. Entrevista baseada em pontos fortes

A entrevista baseada em pontos fortes concentra-se em detetar os pontos fortes e os pontos diferenciais do candidato.

Alguns dos pontos fortes mais desejáveis são a liderança, positividade, curiosidade, perseverança, metas e objetivos profissionais, formação e trabalho em equipa.

Este é um dos tipos de entrevista de emprego que acrescenta um ponto extra, avalia não apenas o que o candidato sabe fazer, mas também o que ele gosta de fazer e no que ele acha que é bom.

Este tipo de entrevista é particularmente útil para selecionar candidatos que não têm experiência suficiente.

4. Entrevista de stress

A intenção desse tipo de entrevista de emprego é tentar colocar o entrevistado sob pressão para ver como ele reage à situação. Esta pressão deve ser um problema ou contexto que o candidato poderá ter enfrentar se for contratado.

Também são usadas perguntas como “essa é a pior coisa que poderia responder” ou abordagens mais suaves como “já vimos muitas pessoas como você. O que o torna diferente?”.

5. Perguntas hipotéticas e perguntas “enganadoras”

Esse tipo de entrevista de emprego consiste em apresentar situações teóricas para descobrir as atitudes e reações do candidato.

As perguntas usadas geralmente são do tipo “o que faria se um cliente estivesse insatisfeito com a comida?”.

Há também entrevistas que usam perguntas complexas e enganadoras, como quebra-cabeças e perguntas de fantasia.

Os quebra-cabeças envolvem a apresentação de problemas difíceis com a intenção de explorar a capacidade cognitiva do candidato. Inclui perguntas como “quantas bolas consegue colocar num submarino” ou “calcule quantos funcionários há no prédio ao lado”.

O objetivo das perguntas de fantasia é obter respostas criativas, perguntando coisas como “como moveria o Monte Fuji?”. Estas forçam o candidato a sair de sua zona de conforto e a pensar em maneiras criativas de responder.

6. Entrevista por estrutura

Há as entrevistas estruturadas, não estruturas e semiestruturadas. Neste caso, a classificação é mais simples, pois a estrutura não determina as perguntas.

  • Entrevista estruturada: envolve ter perguntas estabelecidas associadas às competências e habilidades que estão a ser avaliadas. São criados scorecards para poder pontuar as respostas e avaliar o nível de adequação do candidato ao cargo;
  • Entrevista não estruturada: é um modelo de entrevista de forma livre, não tem uma metodologia clara e nada para ponderar o candidato;
  • Entrevista semiestruturada: este tipo de entrevista procura ter uma estrutura, mas não é fixa, permitindo flexibilidade para poder conversar em algum ponto ou se aprofundar em um aspeto específico. Ela incorpora a objetividade da entrevista estruturada e a liberdade da entrevista não estruturada.

 

Então, entre os tipos de entrevistas de emprego possíveis, deve escolher a que melhor se adequar à sua empresa e aos objetivos de conhecer o candidato, consoante a função.

Fonte: Bizneo