Num total de 1369 cursos superiores em Portugal, foram registados 25 em que não houve recém-licenciados inscritos nos centros de emprego. Esta informação foi divulgada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através do portal Infocursos.
Como seria expectável, os cursos de Medicina dominam esta lista, mas o mais curioso são os três cursos de Teologia que também estão em peso!
Os três cursos de Teologia presentes na lista são da Universidade Católica Portuguesa e o número de diplomados varia entre os 25 e os 80. Relativamente aos cursos de Medicina, são ministrados pelas Universidades de Lisboa, Porto, Minho e Beira Interior e o número de diplomados vai dos 422 aos 1422.
O indicador de desemprego da lista de cursos de que segue é calculado tendo em conta os diplomados entre os anos 2011/2012 e 2014/2015 que se encontravam registados como desempregados em Junho de 2016 ou Dezembro de 2016.
Quais os cursos superiores com taxa de desemprego de 0%?
Cursos com maior taxa de desemprego
Mas nem tudo são boas notícias. No outro lado da moeda existem cursos superiores com taxas de desemprego elevadas.
No topo da lista está o curso de Arquitectura da Escola Superior Artística do Porto (32%), Artes e Grafismo de Media, na Escola Superior Artística de Guimarães (30%), Comunicação e Relações Públicas, do Instituto Politécnico da Guarda (28%) e Serviço Social, da Universidade Lusófona do Porto (27,4%),.
Fonte: Jornal económico