O Natal está a chegar e o novo ano já está à espreita. É normal que esteja a pensar em fazer uma pausa na procura de emprego – tem que fazer as compras de Natal, planear 2015 e estar com a família até ao final do mês.
Mas sabia que Dezembro pode ser a melhor altura para arranjar emprego? Estas são algumas das razões:
1. Há menos competição
Muitos candidatos a emprego tiram “férias” na época do Natal. Assim, se enviar o seu CV durante Dezembro terá maior probabilidade de ser chamado para uma entrevista de emprego. Com menos pessoas a enviar candidaturas, torna-se mais fácil destacar-se.
2. Os recrutadores dão-lhe mais tempo de antena
Como existem menos candidatos, e também menos trabalho de forma geral, os recrutadores têm mais tempo para avaliar o seu perfil. Podem ler os CVs durante mais tempo, chamar mais candidatos para entrevistas de emprego e aprofundar as entrevistas para permitir ao candidato mostrar que é o ideal para aquela função.
3. Algumas empresas querem começar o ano com novos funcionários
Para além dos processos de recrutamento recorrentes, algumas entidades publicam ofertas de emprego em Dezembro para terem novos colaboradores a começar funções em Janeiro. “Ano novo, vida nova.”
4. Outras empresas aproveitam o budget que sobrou
É normal que o budget anual das empresas esteja a sobrar no final do ano. Este budget restante traduz-se em novas vagas a serem preenchidas e em anúncios de emprego que não estiveram activos durante o resto do ano. Vejas as oportunidades de emprego recentes.
5. É mais fácil fazer networking
Com os jantares de empresa, reuniões de família e de amigos, conseguirá facilmente fazer novos contactos ou reactivar os que estão “adormecidos”. Tenha o cuidado de falar da sua procura de emprego sem maçar os interlocutores e de escolher apenas quem o pode ajudar, para não ficar visto como um desempregado desmotivado.
6. Tem “desculpa” para falar com contactos antigos
Um email de Boas Festas pode ser a desculpa ideal para reatar conversa com ex-colegas ou pessoas com quem já não fala há algum tempo. Se a conversa se desenrolar, pode pedir-lhes ajuda para arranjar emprego.
Por todos estes motivos, deve continuar a procurar emprego na época das festas – pode ter uma boa “surpresa de Natal”.

