Se conseguir emprego é complicado, conseguir manter-se na empresa pode ser ainda mais difícil. Veja de seguida algumas dicas de especialistas em recursos humanos para se tornar indispensável na empresa:
- Seja especialista: se quer ser necessário deverá ter uma competência ou habilidade que a empresa não pode perder. Tente trazer algo novo ou evolua naquilo que já sabe.
- Partilhe talento: para além de ser especialista em algo, é importante que esteja disposto a partilhar esse conhecimento.
- Não pense em promoções: foque-se naquilo que pode melhorar, em vez de estar sempre a imaginar aquilo que poderia ser.
- Crie relações: ter um bom relacionamento com quem é realmente importante pode ajudá-lo a chegar mais longe na sua carreira.
- Siga as instruções: embora seja importante mostrar sinais de liderança, é ainda mais importante saber ouvir e seguir instruções.
- Respeite os outros: não deverá respeitar só as pessoas com influência na empresa. É importante ser genuíno e educado com todos os que o rodeiam.
- Seja honesto: se errar, comunique o seu erro e ajude a encontrar soluções.
- Mostre que é capaz: demonstre que é capaz de fazer o que lhe é pedido e envolva-se em projetos com os principais decisores.
- Aumente a produtividade: encontre formas de realizar as suas tarefas mais rapidamente, mantendo a qualidade.
- Adapte-se à mudança: caso seja necessário mudar alguma coisa no meu método/local de trabalho, seja pacífico e aceite a mudança.
- Esteja focado: dê prioridade ao trabalho mais importante e relevante e não àquilo que considera mais fácil.
- Encontre soluções: ofereça soluções para problemas que a empresa esteja a enfrentar e aumente o seu valor.
- Defina metas: ter objectivos pessoais/profissionais ajudam-nos a manter-se focado e a ser um melhor profissional.
- Seja pro-activo: quanto menos supervisão necessitar melhor. Toma a iniciativa e realize tarefas indispensáveis.
- Seja confiável: caso seja necessário, demonstre que pode ajudar no que for necessário.
- Evite mexericos: não comece nem coopere com boatos dentro da empresa. Geralmente gera conflitos e não é bom para nenhum profissional.
- Realize mais: um pouco de esforço extra pode leva-lo de um colaborador banal a alguém indispensável.
- Pense no lucro: o objectivo de uma empresa é ter lucro. Se conseguir ajudar neste aspecto, será cada vez mais valioso.
- Tenha ideias: independentemente da sua função, criar novas ideias é essencial e dar-lhe-á maior credibilidade.
- Siga as regras: apesar de ser tentador arriscar, muitas vezes existem regras para segurança da empresa. Não abuse nem conteste as regras estabelecidas.
- Mostre entusiasmo: ter entusiasmo é algo possível de controlar, mesmo que as suas funções sejam rotineiras.
Fonte: Dinheiro Vivo