A Zara Home inaugurou a sua primeira loja em Portugal que emprega jovens com necessidades especiais. Fica no Freeport!

Esta loja está integrada no Programa for&from, um projeto que tem como objetivo a integração socioprofissional de pessoas com necessidades especiais.

O novo espaço é gerido pela Associação VilacomVida e as receitas das vendas revertem para projetos de inclusão social.

As receitas traduzem-se em mais de oito milhões de euros para projetos sociais das diferentes organizações gestoras.

É a primeira abertura em Portugal, o que leva o nosso país a ser o terceiro com estabelecimentos deste projeto. Conta atualmente com 16 lojas – 14 em Espanha, uma em Itália (a primeira loja inaugurada do projeto) e agora em Portugal.

De acordo com o comunicado, estas lojas geraram oportunidades laborais para mais de 750 pessoas com diferentes necessidades especiais.

Este projeto tem como intuito “criar um ambiente favorável para as pessoas que compõem o modelo da loja no qual se facilite a sua integração social e laboral”.

Zara Home for&from Freeport

Esta nova loja emprega atualmente 17 pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais físicas, sensoriais e intelectuais.

A loja foi construída a partir de um donativo do Grupo Inditex e o modelo é autossustentável através da comercialização a preços mais reduzidos pelas entidades sociais de produtos de campanhas anteriores.

As vendas revertem, na íntegra, para projetos sociais das entidades sociais colaboradoras, neste caso a Associação VilacomVida.

“Desde a nossa fundação que, na Associação VilacomVida, temos o objetivo de garantir um futuro mais autónomo e mais feliz para os jovens com diferenças. É uma honra fazer parte de um projeto como este, que nos permite concretizar esta missão”, sublinham Filipa Pinto Coelho e João Gomes da Silva, fundadores da Associação.

A iniciativa for&from nasceu em 2002 com uma loja da Massimo Dutti em Palafolls (Barcelona). Atualmente, outras marcas comerciais do Grupo Inditex fazem parte deste projeto.

Fonte: Time Out