Ouve falar da cultura da empresa, mas não sabe bem o que isso significa? Nós explicamos-lhes o que é, os benefícios e estratégias.

Com a experiência de mais de 30 anos a estudar as melhores empresas e a ouvir como os colaboradores descrevem a sua experiência nas organizações, a Great Place To Work® descodificou a psicologia por trás da cultura da empresa.

Então, mostramos-lhe tudo o que têm a dizer sobre este tema!

O que é a cultura da empresa?

A cultura da empresa é como se faz o que se faz no trabalho. Isto é, é a junção dos sistemas, comportamentos e valores formais e informais, que criam uma experiência aos colaboradores e clientes.

Ao falar da cultura da empresa, Luis Pedro da Costa, Marketing Operations Manager da Great Place To Work®, dá o exemplo de quando esteve na Webhelp Braga, “Ninguém me conhecia, não sabia que eu era um membro da GPTW, nem sabia porque razão ali estava eu, mas todas as pessoas que entravam e passavam fizeram contacto visual e disseram “olá”.

“Foi o meu primeiro contacto com a organização, mas refletia 100% do que já sabíamos do nosso estudo, estávamos numa excelente empresa para trabalhar.”

Como identificar a cultura da sua empresa

A melhor forma é perguntar aos colaboradores! Benefícios como férias extra ou ilimitadas e políticas inovadoras podem ajudar a moldar a cultura da empresa, mas é a experiência do colaborador que faz uma excelente empresa.

De todos os ingredientes que compõem a cultura organizacional, as variáveis mais importantes são:

  • Os colaboradores comunicam uns com os outros;
  • As decisões são tomadas;
  • As pessoas são contratadas, promovidas e deixam a empresa a bem;
  • Os colaboradores são reconhecidos;
  • Os colaboradores celebram o seu trabalho e a sua equipa;

4 dicas para a construção de uma cultura eficaz

1. Comece onde está

Tenha cinco colaboradores ou 500, não há melhor lugar para começar do que onde está. Comece a conversar com os seus colaboradores sobre o que torna o seu local de trabalho distinto.

2. Defina os limites

Uma vez que tenha uma boa compreensão do que está a funcionar na sua empresa, aplique a sua visão aspiracional.

Qual é a experiência que quer que os seus colaboradores tenham? O que quer que os clientes digam sobre a sua empresa? Que comportamento é aceitável e o que é fora dos limites?

Com base no verdadeiro feedback das suas pessoas irá conseguir modular aquilo que são as regras da sua organização.

3. Modelar o caminho

A missão, visão e valores da empresa estão muitas vezes na parede ou no site, mas a cultura da empresa é como se consegue atingir isso.

Se a integridade é um valor central, certifique-se de que todos sabem o que significa agir com integridade. Se a transparência for um valor central, certifique-se de que demonstra o que é a transparência.

4. Meça o seu progresso

Certifique-se de que está a receber feedback regular. Os colaboradores querem partilhar os seus pensamentos e recomendações para a mudança, e quanto mais lhes perguntar, mais eles vão oferecer o seu melhor para ajudar a melhorar continuamente o seu negócio.

 

E porque é que a cultura da empresa é importante? Ela afeta diretamente o desempenho da empresa em KPI’s, incluindo resultados financeiros, retenção de colaboradores, inovação e experiência do cliente.