O feedback 360 graus é um método de avaliação de funcionários, através de diversas fontes, isto é, com informações de colegas, subordinados e até mesmo clientes.

O objetivo é fornecer uma visão holística do desempenho de um funcionário, identificando pontos fortes e áreas a serem aprimoradas.

Como funciona o feedback de 360 graus

Se for convidado a participar ou se vi receber um feedback de 360 graus, saiba que é assim que se processa:

  • Seleção de participantes: o departamento de Recursos Humanos ou um líder de equipa designado irá escolher quem irá fornecer feedback, o que pode incluir o gerente, subordinados diretos, colegas e até clientes;
  • Desenvolvimento do questionário: um dos responsáveis irá criar ou escolher um conjunto de perguntas padronizadas que se concentram em vários aspetos de desempenho e comportamento;
  • Recolha de dados: as pesquisas são distribuídas e as respostas são recolhidas, geralmente anonimamente, para incentivar a honestidade;
  • Análise de feedback: depois de todo o feedback recolhido, ele é agregado num relatório que destaca temas comuns e discrepâncias;
  • Feedback: quando houver um feedback final, provavelmente terá uma reunião individual onde este será revisto, permitindo que o discuta e desenvolva um plano de melhoria, se necessário.

Vantagens e desvantagens do feedback de 360 graus

Vantagens

  • Visão completa: coletar feedback de diversas fontes oferece uma visão mais completa dos pontos fortes e áreas que precisam ser melhoradas;
  • Desenvolvimento profissional: o feedback detalhado ajuda a criar planos de desenvolvimento direcionados, impulsionando o crescimento profissional;
  • Comunicação aprimorada: este método incentiva o diálogo aberto e a transparência, quebrando as barreiras de comunicação de cima para baixo e promovendo um ambiente mais colaborativo.

Desvantagens

  • Demorado: o processo de recolha e análise de feedback de diversas fontes pode ser demorado e mais trabalhoso do que outros tipos de avaliação;
  • Potencial de influência: se não for gerido adequadamente, o feedback pode ser influenciado por preconceitos pessoais ou políticas do local de trabalho;
  • Necessidade de formação: se for a primeira vez que participa num processo desses, pode ser necessário alguma formação inicial para entender como dar e receber feedback de forma eficaz.

Como dar e receber feedback de forma eficaz

O seu papel e envolvimento ainda são fundamentais.

Ao dar feedback:

  • Seja específico: use dados ou exemplos para fundamentar o que refere. Isso torna o seu feedback mais confiável e fornece pontos claros para melhorias;
  • Equilibre o feedback positivo e o construtivo: certifique-se de que o seu feedback seja equilibrado. Reconhecer os pontos fortes é tão importante quanto destacar as áreas a serem aprimoradas;
  • Adote o diálogo aberto: entenda que o feedback é recíproco. Não hesite em compartilhar os seus pensamentos e preocupações sobre os seus colegas e a liderança, pois isso ajuda a criar um ambiente mais transparente e colaborativo.

Ao receber feedback:

  • Ouça ativamente: ouça sem interromper e reserve um tempo para processar o feedback antes de responder prontamente;
  • Peça esclarecimentos: se algo não estiver claro, sinta-se à vontade para pedir mais detalhes, especialmente dados para respaldar opiniões pessoais;
  • Foco no desenvolvimento: lembre-se, o objetivo do feedback é o crescimento, não a crítica.

 

A principal fica é lidar com o feedback de 360 graus com uma atitude positiva e foco no autoaperfeiçoamento.

Fonte: The Muse