As regras de etiqueta são tão importantes na procura de emprego como na sua vida pessoal. Influenciam a forma como os recrutadores o vêem e podem determinar se gostam, ou não, de si. Siga estas dicas para deixar boa impressão junto de entrevistadores e colegas de profissão.
Regras gerais na Procura de Emprego
- Pratique o seu aperto de mãos – deve ser forte e demonstrar confiança. Tenha cuidado para não ter as mãos suadas.
- Não utilize o telefone e email do seu trabalho actual – para além de correr o risco de ser apanhado, está a utilizar os recursos da empresa de forma incorrecta. Saiba aqui como procurar emprego estando a trabalhar.
- Fale com as suas referências antes de dar os contactos ao futuro empregador – desta forma evita que sejam apanhados desprevenidos e pode explicar quais as competências mais importantes a destacar.
- Utilize um endereço de email profissional – se necessário, crie um novo endereço de email, que siga a regra nome.apelido@mail.com.
- Não utilize CAPS LOCK nas suas comunicações e evite o bold ou sublinhado nos emails – se os utilizar pode passar por rude.
- Não seja demasiado insistente com os seus follow-ups – tente manter as linhas de contacto abertas, mas não seja inoportuno.
- Adeque a sua carta de apresentação a cada empresa/função – desta forma consegue mostrar que está interessado e fará a empresa sentir-se valorizada.
- Não se candidate se não estiver disposto a aceitar as condições da empresa – por exemplo, se na oferta está explícito que o emprego é longe da sua zona de residência e não pretende mudar-se, não faça a empresa perder tempo com a sua candidatura.
- Tenha atenção à sua linguagem – evite calão, asneiras e erros ortográficos tanto nas redes sociais como em conversas com o recrutador e contactos da rede de networking.
Regras em Entrevistas de Emprego
- Tenha um aspecto cuidado – escolha roupa adequada à empresa a que se candidatou e cuide do seu visual.
- Chegue ligeiramente adiantado à entrevista de emprego – chegar atrasado pode ser motivo suficiente para não ser contratado.
- Sorria – mostre-se bem disposto para criar uma ligação emocional com o entrevistador.
- Não coma ou beba durante a entrevista – estas acções são “proibidas” a menos que a entrevista ocorra num café/restaurante.
- Não atenda o telefone durante a entrevista – evite, ao máximo, mexer no telemóvel enquanto estiver com o recrutador.
- Olhe para os olhos do recrutador – revela honestidade e ajuda a criar um laço emocional.
- Mostre-se preparado para responder às perguntas – não faça o entrevistador perder tempo. Conheça bem o seu CV e a função a que se candidatou.
- Envie um email de agradecimento após a entrevista – basta um pequeno email a agradecer o tempo dispensado e a reiterar o seu interesse na vaga.
Regras no Networking
- Ajude para ser ajudado – se um dos seus ex-colegas está à procura de emprego, ou precisa de um novo contacto para fazer crescer a empresa, ajude-o. As suas boas acções de hoje podem ter impacto amanhã.
- Agradeça sempre a quem lhe deu um bom contacto/ fez uma recomendação – um email ou um telefonema ajudam a fortalecer a relação com o seu contacto.
- Quando estiver em grupo, divida a sua atenção entre os participantes – tente incluir toda a gente na conversa.
- “Limpe” os seus perfis nas redes sociais – evite fotografias/estados discriminatórios, alusivos a drogas ou álcool ou em espaços de lazer (praia, discoteca, etc.). No Facebook, pode controlar as definições de privacidade para que apenas os seus amigos vejam as suas publicações.
- Evite temas sensíveis ou tabu – religião, política, sexualidade ou corrupção são alguns dos assuntos desaconselhados.
Siga estas regras de etiqueta para ser bem sucedido na sua procura de emprego.