Quer saber como pode saber qual o valor do reembolso de IRS e quando o vai receber? Se entregar a declaração logo nos primeiros dias, mais depressa vai receber o reembolso – se tiver direito a ele.
Apesar de haver quem recomende que se deixe passar pelo menos uma semana, para que sejam detetados e corrigidos eventuais erros no sistema, não há risco se entregar logo a sua declaração.
A declaração de IRS pode ser entregue no Portal das Finanças a partir do dia 1 de Abril, depois disso é aguardar pelo reembolso.
Neste artigo, com a ajuda do Contas Connosco, explicamos-lhe como consultar o valor do reembolso de IRS e quando o poderá receber.
Quando vou receber o reembolso?
Não há um número de dias exato para a emissão do reembolso, no entanto, o Governo estabeleceu um prazo médio de 17 dias para o pagamento.
No caso de quem faça o IRS automático, o processo costuma ser mais rápido – cerca de 12 dias.
Se preencher a declaração manualmente, o pagamento do reembolso deve demorar cerca de 19 dias.
Vou receber de reembolso? Quanto?
A partir do momento em que entrega a declaração de IRS, esta passa por vários estados até ao processamento do reembolso.
Saiba o que significa cada estado do processo:
- Rececionada – Aguarda validação;
- Declaração Certa – a declaração foi validada e não foram verificados possíveis erros centrais;
- Liquidação Processada – todos os cálculos já foram feitos e já é conhecido o valor;
- Reembolso emitido – irá receber o pagamento em poucos dias;
- Pagamento confirmado – é a última fase do processo e quer dizer que o reembolso já foi pago.
Pode ainda consultar detalhadamente a sua situação fiscal. Então, basta carregar em “Ver detalhe” e terá acesso a várias informações, entre as quais o montante que vai receber.
Antes de entregar a sua declaração de IRS faça sempre a simulação da mesma. No caso de ter a opção de fazer em casal, isso pode aumentar o valor do reembolso a receber.