O sentimento de pertença no local de trabalho é essencial para o desempenho, inovação e retenção dos colaboradores nas organizações.
Tudo isto começa com o compromisso dos líderes e das organizações.
O que é o sentimento de pertença no local de trabalho?
O sentimento de pertença no local de trabalho é a perceção do colaborador de que a sua singularidade é aceite e valorizada pela organização e pelos colegas.
Valorizar diferentes aspetos da identidade da pessoa – como paternidade, raça ou orientação sexual – é essencial para cultivar este sentimento.
Porque é tão importante?
Ter um forte sentimento de pertença no local de trabalho impacta diretamente o desempenho do negócio e o bem-estar dos colaboradores.
Quando os colaboradores não sentem que pertencem, tendem a sentir-se inseguros e menos livres para mostrar a sua autenticidade e isto prejudica a criatividade, a colaboração e o desempenho.
A nossa pesquisa da Great Place To Work® mostra que colaboradores que sentem isto:
- Têm 3x mais vontade de ir trabalhar;
- São 3x mais propensos a considerar o local de trabalho divertido;
- Acreditam 9x mais que todos são tratados de forma justa, independentemente da raça;
- Têm 5x mais probabilidade de querer permanecer na empresa a longo prazo.
Uma cultura de pertença é essencial para reter talentos. Pesquisas indicam que o sentimento de pertença é uma das três principais razões pelas quais colaboradores deixam uma organização.
Saiba como medir o sentimento de pertença no seu local de trabalho
Para isso necessita de ter dados quantitativos confiáveis, obtidos de forma ética e segura.
Ter um feedback qualitativo é útil, tal como inquéritos anónimos que permitem aos colaboradores expressarem as suas opiniões com honestidade.
Ter dados sólidos ajuda a direcionar ações e atrair líderes, mostrando claramente a experiência dos diferentes grupos dentro da empresa.
Fonte: Great Place To Work®