Encontrou a pessoa perfeita para a função. É qualificada, tem experiência e enquadra-se na cultura empresarial. Mas passado uns tempos terá que o dispensar.
Porquê? Porque esse “candidato ideal” nunca esteve tão interessado na vaga quanto pensou. Ficou tão encantado pelo seu perfil que não esteve atento aos sinais de alerta.
Então, como pode evitar esta situação? Conheça de seguida alguns alertas a que deve prestar atenção, para conseguir reconhecer candidatos desinteressados.
1. Fraca comunicação
Não responde a chamadas, ignora e-mails e demora dias a dar feedback. Para além de ser frustrante, este tipo de comportamento é totalmente evitável nesta era tecnológica.
2. Obsessão com dinheiro
Claro que os benefícios que oferece devem era apelativos, mas esteja atento a pessoas que não conseguem parar de falar de dinheiro.
3. Má gestão do dia-a-dia
Chegar atrasado, remarcar uma reunião no último minuto, ficar “retido” – uma má organização significa que não estão realmente comprometidos com a função.
4. Falta de questões
Todos nós gostamos de ouvir um “sim” mas esteja atento aos candidatos que aceitem a sua proposta de emprego demasiado rápido sem analisarem todos os detalhes. Como podem estar motivados em algo que desconhecem?
5. Desespero por emprego
Se o currículo do candidato está em todas as bases de dados de empresas, qual o motivo desta urgência em encontrar emprego? Descubra qual a sua motivação e evite contratar alguém que apenas quer “qualquer coisa” para se manter ocupado.
Fonte: The Undercover Recruiter