entrevista por telefone

Quando recebe uma chamada a informá-lo de que o recrutador quer agendar uma entrevista por telefone, significa que se destacou dos restantes candidatos e agora a empresa quer saber se se confirma tudo o que está no seu currículo.

A triagem de candidatos por telefone é uma etapa crítica no processo de procura de emprego, uma vez que a forma como comunicar irá ditar o seu futuro no processo seletivo, conquistando (ou não) a oportunidade de uma entrevista presencial.

Na maioria dos casos, a triagem por telefone será feita por um profissional de RH que irá analisar principalmente o seu profissionalismo e as suas competências de comunicação e perceber se é articulado e se tem conhecimentos e habilidades para desempenhar a função. Veja de seguida 5 dicas elaboradas pelo Work it Daily para que se destaque na entrevista por telefone.

1. Esteja atento ao seu tom e seja coerente

O seu tom e linguagem corporal representam 90% da eficácia da sua comunicação. Se a entrevista não for feita por SkypeHangout ou outro programa e não tem a opção do vídeo, o seu tom é tudo o que tem para demonstrar entusiasmo e para tentar construir um relacionamento com a pessoa do outro lado da linha.

Nesta etapa do processo, o recrutador também irá tentar esclarecer quaisquer dúvidas ou hesitação que possa ter sobre o seu currículo. Esteja ciente das informações que estão no seu CV que possa ser um “sinal vermelho”, como por exemplo, trabalhos de curta duração, e esteja preparado para responder quaisquer questões sem estar na defensiva. Deve ser honesto ao responder a qualquer pergunta, mas saiba orientar a resposta para algo positivo que remeta à mensagem: “Isto é o que tenho para oferecer e é o que a empresa precisa”.

2. Vista-se de forma adequada

Pode parecer absurdo mas ,hoje em dia, as entrevistas por telefone não significam apenas voz. Com tantos recursos disponíveis, o recrutador pode solicitar uma entrevista por vídeo via SkypeWhatsapp, entre outros. Por isso esteja preparado para falar e esteja vestido como se fosse a uma entrevista presencial.

3. Fale dos seus sucessos e realizações quando questionado sobre empregos anteriores

Os empregadores que perguntam sobre a a sua experiência e as suas responsabilidades anteriores não estão à procura de uma descrição das atividades desempenhadas. Se quer impressionar durante uma entrevista por telefone, fale das suas realizações e do seu sucesso e como essas experiências o tem preparado para contribuir e trazer sucesso aos futuros empregadores. Faça a sua pesquisa sobre a empresa e função que irá desempenhar e associe as suas realizações diretamente às necessidades do empregador.

4. Esteja preparado para lidar com questões fora do normal

Algumas entrevistas por telefone direcionam para a sua experiência e habilidades, mas o recrutador também pode colocá-lo num diferente cenário para ver como reage e o que responde. O principal é não deixar que estas questões o intimidem. Mantenha uma atitude calma e de quem sabe o que faz. Para isso, que tal clicar aqui e descobrir as perguntas mais difíceis em entrevistas de emprego?

5. Esteja pronto para falar sobre questões salariais

Durante a entrevista, pode ser questionado sobre a sua pretensão salarial. Isso pode ser complicado, porque se apresentar um número muito abaixo, perde qualquer hipótese de garantir um salário mais elevado que o empregador pode considerar. E, caso contrário, se apresentar um valor muito elevado, o recrutador poderá descartar a sua candidatura e currículo antes de ter tido a oportunidade de uma entrevista presencial.

Há duas maneiras de lidar com isso:

A primeira é perguntar “Qual o salário que têm previsto para essa posição?” e quando responderem, dizer que está de acordo com as suas expectativas.

Outra maneira de responder é: “Apesar do trabalho e do desafio ser o mais importante para mim, estou considerar uma remuneração entre XX a YY” (mas esteja a par do salário praticado para a mesma função no mercado/setor da empresa e não diga nenhum valor fora da realidade). Se ainda tem dúvidas, este artigo traz mais dicas sobre como responder a perguntas sobre salário.

 

Vale a pena ressaltar que cada empregador tem um método diferente para avaliar os candidatos numa entrevista por telefone, mas estas dicas irão ajudá-lo a estar melhor preparado para o que possa surgir.