linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Anúncio de Jornal? 5 boas razões para não o escolher

Anúncio de Jornal? 5 boas razões para não o escolher

anúncios de emprego

Já se perguntou se deve continuar a investir em anúncios de jornal para recrutar talento? Aqui vamos apresentar-lhe 5 razões que mostram que, se calhar, o jornal já não é a melhor solução.

#1 – É mais difícil procurar emprego no jornal

Encontrar rapidamente o tipo de emprego desejado ou enviar candidaturas através de alguns clicks são algumas das coisas que se pode fazer online mas não através do jornal. A inconveniência de ter de ler todos os anúncios de emprego, anotar os dados para, apenas mais tarde, submeter a candidatura faz com que não seja prático procurar emprego através do jornal.

Além disso, é mais fácil (e barato) procurar em vários portais online, onde se pode aceder a todas as ofertas de emprego do momento, do que ter de comprar e ler vários jornais. Muitas formas de consumo estão a transitar para os canais digitais, e a procura de emprego é claramente uma delas.

#2- A venda de jornais está a cair

A venda de jornais em Portugal está a cair e cada vez se consome mais informação online. Segundo a Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação, entre 1992 e 2012 a venda de Semanários caiu 39%. Esta tendência é global e deve acentuar-se no futuro – aliás, já várias publicações internacionais abandonaram o jornal para se dedicar a 100% ao digital.

#3- Os anúncios de jornal tem menor taxa de conversão

Como não é possível submeter a candidatura através do jornal, os candidatos que ficam com interesse na oferta têm de adiar a sua candidatura para mais tarde. A verdade é que isso pode ser suficiente para alguns candidatos acabarem por não enviar o seu CV.

#4 – Não é possível medir os resultados dos anúncios de jornal

É possível saber quantos jornais foram impressos, mas dificilmente se sabe ao certo quantos foram vendidos. Além disso, nem todos os leitores dos jornais vão procurar emprego nos seus classificados, pelo que a tiragem não corresponde ao número de visualizações do anúncio.

Assim, é impossível saber quantas pessoas viram o seu anúncio de jornal e quantos candidatos lhe chegaram através dele. Ao fazer um investimento, não consegue medir o retorno obtido nem perceber os resultados obtidos.

Nos portais de emprego consegue saber quantas pessoas viram o anúncio, quantas se candidataram e até quem se candidatou.

#5 – Os anúncios de jornal são limitativos

Entre as várias limitações de um anúncio de jornal, destacamos as seguintes:

  • não poder incluir um link clicável para o site da sua empresa
  • não poder colocar um vídeo sobre a sua empresa
  • ter pouco espaço para descrever adequadamente as funções
  • não poder ter questões de filtro para facilitar o processo de triagem
  • não ser fácil de partilhar com amigos ou com toda a rede de contactos (como acontece com as redes sociais)

 

Ainda acredita que vale a pena anunciar no jornal?

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*