Os canais digitais revolucionaram a procura de emprego. Primeiro com os portais de emprego online e com a forma como se tornou possível procurar emprego e submeter candidaturas e, mais recentemente, pela facilidade com que é possível partilhar uma oportunidade de emprego com centenas de milhares de candidatos num curto espaço de tempo e, assim, conseguir melhores resultados no processo de recrutamento.

O anúncio de emprego “social”, para além de ser divulgado no portal Alerta Emprego, é partilhado nas nossas páginas de Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+. Se o anúncio incluir vídeo, este será também divulgado no YouTube.

Entre as vantagens deste tipo de divulgação, destacamos as seguintes:

1) Elevada visibilidade e alcance de dezenas de milhares de candidatos

Portugal é um dos países mais activos no Facebook – cerca de 70% das pessoas utiliza esta rede social pelo menos uma vez por dia. O Alerta Emprego tem mais de 970.000 seguidores nesta rede social, pelo que facilmente as publicações atingem centenas de milhares de pessoas.

anúncios de emprego social

2) Resultados rápidos e mensuráveis

O anúncio “social” garante resultados em menos de 24 horas e todos os resultados são mensuráveis. É possível saber quantas pessoas viram o post e quantas gostaram, partilharam ou clicaram no link.

3) Efeito de partilha/rede e alcance a candidatos “passivos”

modelo anuncio social

O que acontece: o candidato A vê o anúncio de emprego divulgado nas redes sociais pelo Alerta Emprego, candidata-se, e partilha-o. O candidato B vê o post do candidato A e faz o mesmo, e assim sucessivamente.

Assim, é possível chegar a candidatos que, apesar de não estarem activamente à procura de emprego nem pesquisarem diariamente os vários portais de emprego, podem estar interessados na oportunidade e ter o perfil indicado.

Estes candidatos “passivos” são muitas vezes candidatos qualificados e experientes que, por terem emprego, não estão activamente à procura, mas que podem estar abertos a novos desafios – desde que deles tomem conhecimento.

4) Impacto no Employee Branding

A percepção que os candidatos têm de si enquanto empregador pode ser melhorada através da partilha das oportunidades de emprego nas redes sociais. Referir as distinções que a empresa recebeu a nível de RH (por exemplo “Eleita uma das melhores Empresas para Trabalhar em 2014”) permite-lhe estabelecer-se como um empregador de referência junto do mercado de trabalho.

A utilização de imagem ou vídeo também é uma vantagem: pode mostrar como é o local de trabalho/espírito de equipa ou comunicar os valores da empresa.

5) Aumento do Brand Awareness

O anúncio de emprego “social” permite, também, dar a conhecer a marca e o seu modelo de negócio, aumentando a sua notoriedade. Assim, pode trazer vantagens para toda a empresa, e não só para o departamento de Recursos Humanos.