portefólio online

Um portefólio online pode ser uma ferramenta poderosa na procura de emprego. Em áreas como o design, fotografia ou jornalismo é mesmo indispensável.

Vantagens do Portefólio Online

São muitas as vantagens de divulgar exemplos do seu trabalho, entre as quais se destacam:

  • Dá a conhecer as suas competências;
  • Mostra a sua criatividade;
  • Passa uma ideia da sua personalidade;
  • É facilmente partilhável (pode enviar por e-mail ou publicar nas redes sociais e sites);
  • É visualmente apelativo;
  • Ajuda-o a ser encontrado pelos recrutadores (se o recrutador procurar, por exemplo, um designer de interiores, o seu nome pode surgir nas primeiras páginas do Google).

Ferramentas para criação de um Portefólio Online 

Adapte uma destas plataformas para reflectir o seu estilo pessoal e revelar a sua “marca”:

Como ter um bom Portefólio Online

Siga estas dicas para que esta ferramenta lhe seja útil na procura de emprego:

  • Personalize o background para reflectir a sua personalidade e estilo de trabalho;
  • Inclua somente os seus melhores projectos;
  • Evite projectos académicos, a menos que seja recém-licenciado ou seja muito relevante para a vaga a que se vai candidatar;
  • Foque-se no tipo de trabalho que quer vir a fazer no futuro, não no que fez mais regularmente no passado;
  • Mantenha uma estrutura regular para divulgar os seus trabalhos (por exemplo, 5 imagens e 1 texto por cada projecto);
  • Faça uma pequena descrição (máximo 4 linhas) do objectivo do projecto;
  • Organize o portefólio por categorias e ordem cronológica;
  • Utilize Tags/Keywords para ser mais facilmente encontrado (por exemplo, pode marcar um trabalho como “design de produto”, “mobiliário” e o seu nome)
  • Escreva uma pequena biografia/resumo de competências como se fosse uma história;
  • Disponibilize os seus contactos de telefone e e-mail;
  • Partilhe o link para o seu portefólio nos seus perfis das redes sociais (em especial no LinkedIn);
  • Facilite a partilha dos seus trabalhos através botões como o Facebook Share (para as várias redes sociais);
  • Actualize regularmente o seu portefólio.

 

Para se destacar e mostrar o seu valor desde o primeiro contacto, crie um portefólio online onde expõe os trabalhos e projectos anteriormente concretizados!