Um portefólio online pode ser uma ferramenta poderosa na procura de emprego. Em áreas como o design, fotografia ou jornalismo é mesmo indispensável.
Vantagens do Portefólio Online
São muitas as vantagens de divulgar exemplos do seu trabalho, entre as quais se destacam:
- Dá a conhecer as suas competências;
- Mostra a sua criatividade;
- Passa uma ideia da sua personalidade;
- É facilmente partilhável (pode enviar por e-mail ou publicar nas redes sociais e sites);
- É visualmente apelativo;
- Ajuda-o a ser encontrado pelos recrutadores (se o recrutador procurar, por exemplo, um designer de interiores, o seu nome pode surgir nas primeiras páginas do Google).
Ferramentas para criação de um Portefólio OnlineÂ
Adapte uma destas plataformas para reflectir o seu estilo pessoal e revelar a sua “marca”:
- Béhance;
- Blogger;
- WordPress;
- Wix;
- Weebly;
- Tumblr;
- Portfoliobox;
- DeviantART;
- Flickr;
- FolioHD.
Como ter um bom Portefólio Online
Siga estas dicas para que esta ferramenta lhe seja útil na procura de emprego:
- Personalize o background para reflectir a sua personalidade e estilo de trabalho;
- Inclua somente os seus melhores projectos;
- Evite projectos académicos, a menos que seja recém-licenciado ou seja muito relevante para a vaga a que se vai candidatar;
- Foque-se no tipo de trabalho que quer vir a fazer no futuro, não no que fez mais regularmente no passado;
- Mantenha uma estrutura regular para divulgar os seus trabalhos (por exemplo, 5Â imagens e 1 texto por cada projecto);
- Faça uma pequena descrição (máximo 4 linhas) do objectivo do projecto;
- Organize o portefólio por categorias e ordem cronológica;
- Utilize Tags/Keywords para ser mais facilmente encontrado (por exemplo, pode marcar um trabalho como “design de produto”, “mobiliário” e o seu nome)
- Escreva uma pequena biografia/resumo de competências como se fosse uma história;
- Disponibilize os seus contactos de telefone e e-mail;
- Partilhe o link para o seu portefólio nos seus perfis das redes sociais (em especial no LinkedIn);
- Facilite a partilha dos seus trabalhos através botões como o Facebook Share (para as várias redes sociais);
- Actualize regularmente o seu portefólio.
Para se destacar e mostrar o seu valor desde o primeiro contacto, crie um portefólio online onde expõe os trabalhos e projectos anteriormente concretizados!