linkedin google plus facebook twitter
Home / Competências / Está desempregado? Saiba que competências básicas deve adquirir

Está desempregado? Saiba que competências básicas deve adquirir

 

competências-básicas

Seja qual for a sua área profissional existem competências necessárias que se tornam repetitivas nos anúncios de emprego atuais. Aproveite o tempo livre para fazer formações e adquirir conhecimentos que não teve oportunidade de obter até agora.

De seguida indicamos-lhe 5 competências básicas que qualquer candidato deve ter.

1. Conhecimentos de informática na ótica do utilizador:

Seja uma vaga para administrativo ou para servir às mesas num restaurante, hoje em dia a tecnologia está em todos os sectores da nossa vida. Ter conhecimentos básicos sobre como funciona um computador será sempre uma mais-valia para si. Saber fazer uma pesquisa na Internet e enviar correio electrónico pode ainda facilitar a sua procura de emprego.

2. Ter conhecimentos básicos de outras línguas:

Um dos sectores com maior crescimento em Portugal tem sido o Turismo. Mesmo que não trabalhe diretamente numa agência de viagens, ter conhecimentos sobre outra língua pode ser a competência que o distingue no meio de tantos candidatos.

3. Gestão de stress e gestão de reclamações:

Qualquer que seja a sua área profissional está sujeito a lidar com colegas ou clientes insatisfeitos. Manter a calma e resolver a situação da melhor maneira possível pode ser o fator decisivo para o sucesso de uma empresa e, consequentemente para o seu sucesso.

4. Gestão e liderança de equipas:

Cada vez mais existe uma procura por pessoas capazes de liderar uma equipa e motivar outros funcionários a alcançar o sucesso. Contudo, nem todos nós somos líderes inatos. Para tal, deve considerar adquirir algumas competências em técnicas de liderança que podem ser aplicadas em diferentes situações e podem ajudá-lo a ser um líder melhor.

5. Carta de Condução:

Não menos comum é surgirem anúncios em que é requisito obrigatório os candidatos terem carta de condução. Atualmente, as empresas estão cada vez mais “móveis” e são necessárias muitas deslocações (para visitar clientes, distribuidores, parceiros, comprar material, efetuar pagamentos). O facto de não possuir estas competências pode ser o fator que o elimina numa candidatura de emprego.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

One comment

  1. Estou desempregado e quero uma formação proficional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*