linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / Cuidados a ter após a entrevista de emprego

Cuidados a ter após a entrevista de emprego

cuidados a ter após entrevista de emprego

A entrevista de emprego para a qual tanto se preparou já acabou.

Agora vem outra etapa difícil: a espera de um novo contacto por parte do recrutador.

Uma forma de aumentar as probabilidades de conseguir o seu emprego de sonho é fazer um acompanhamento de forma profissional. Muitas pessoas ainda descuram esta parte do processo de procura de emprego. Outras, fazem-no da maneira errada.

Saiba, por isso, o que fazer a seguir a uma entrevista de emprego.

E tenha em atenção os pontos seguintes:

  • Durante e após o processo de entrevista, deve mostrar sempre o seu interesse, mas sem parecer desesperado ou necessitado.

Claro que pode ser frustrante esperar duas semanas por uma resposta, mas há processos que demoram meses. Nem sempre as vagas são abertas para serem preenchidas imediatamente. Por vezes, as empresas começam a recrutar com bastante antecedência.

Se está com dúvidas sobre a sua entrevista, tem aqui 11 formas de saber se correu bem.

  • O recrutador tem de rever todas as entrevistas e decidir se existem realmente bons candidatos. Além disso, mesmo que ele até tenha gostado de si, às vezes pode ter de entrevistar candidatos internos à última da hora ou um outro candidato externo a quem faltou agendar uma entrevista.
  • Se teve uma boa entrevista e lhe deram um prazo de 7-10 dias para haver um candidato escolhido, tenha isso em consideração. Portanto, não diga nada antes desse prazo, a não ser um breve email a agradecer a entrevista. Não ouvir isto pode desviá-lo do seu potencial emprego. O recrutador pode pensar: “é assim que ele vai ser como empregado? Não entendeu o que lhe foi dito?”.

Se você é a primeira escolha do recrutador, provavelmente não vai perder o emprego, mas é melhor reflectir um pouco antes de enviar uma mensagem ou fazer qualquer tipo de contacto de acompanhamento. Pode, no entanto, enviar um rápido email de agradecimento enfatizando o seu interesse na função.

  • O melhor é perguntar qual o prazo que o recrutador tem para tomar uma decisão antes de deixar a sua entrevista. Isto irá ajudá-lo.
  • Se a empresa não lhe deu um prazo, é melhor esperar pelo menos uma semana antes de fazer qualquer contacto. Não irrite o recrutador com chamadas constantes ou e-mails. Se contactar o recrutador várias vezes após uma entrevista, não pense que vai ficar bem visto, pois essa situação pode levar ao efeito contrário.

No entanto, se a empresa lhe deu um prazo e já o ultrapassou há mais de uma semana, pode enviar uma nota bem escrita ao recrutador. Esta nota deve ser concisa e utilizar os prazos previstos como razão para o seu acompanhamento.

 

Em resumo:

Faça um acompanhamento ao seu processo de recrutamento e continue a mostrar o seu entusiasmo relativamente à vaga de emprego, mas evite parecer desesperado.

Lembre-se: faça esse follow up na altura certa!

Na sua carta de agradecimento, mostre a sua gratidão pelo interesse do recrutador em si e lembre-o das razões por que você é a pessoa perfeita para a função.

Veja o que diz Margaret Buj sobre este tema, aqui.

 

Apesar de tudo, não pare a sua procura de emprego, mesmo que se sinta confiante de que vai ficar com aquele trabalho. Continue a ir a entrevistas e a tentar encontrar outras oportunidades até surgir, de facto, uma oferta real de emprego.

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*