cv mais facil de ler

Os estudos demonstram que os recrutadores lêem cada CV em 6 a 10 segundos. Quer isso dizer que, não só o conteúdo deve ser muito bem estudado, como também a estrutura deve facilitar a análise das informações do currículo.

Torne o seu CV visualmente apelativo e fácil de ler com estes 12 truques:

1. Não centre o texto ou títulos

Mantenha o alinhamento dos parágrafos e títulos à esquerda. O olho está treinado para olhar para a margem esquerda da página quando troca de linha – por isso vai ter mais dificuldade em ler o texto/título se estiver ao centro da página.

2. Alinhe as datas e locais de trabalho à direita

Para não ter demasiada informação numa só linha, crie uma coluna à direita para incluir as datas e locais de trabalho. Por exemplo:

Coordenador Regional de Vendas – Empresa XPTO                                                   Tavira – 2010/2013 

3. Alinhe o texto e bullets à esquerda

Embora o texto fique com melhor aspecto estando justificado, este alinhamento pode dificultar a leitura do CV, já que o espaçamento entre palavras não é uniforme.

Opte pelo alinhamento à esquerda, que facilita a leitura do recrutador.

4. Utilize o mesmo tamanho de letra em todo o CV

À excepção do seu nome e Secções (experiência profissional, formação, competências…), que podem estar num tamanho superior, a letra do CV deve ter sempre o mesmo tamanho. Se optar pelo tamanho 10, use-o em todo o texto à excepção do nome e secções, que deverão estar a 14.

Quando necessário, utilize bold, itálico ou CAPS LOCK para dar destaque às informações.

5. Dê destaque ou à função ou à empresa anterior

Decida qual das duas é mais relevante e coloque somente uma a bold.  Por exemplo, em vez de “Coordenador Regional de Vendas – Empresa XPTO“, opte por “Coordenador Regional de Vendas – Empresa XPTO”.

6. Evite escrever em CAPS LOCK

Esta técnica de destaque só deve ser utilizada em casos muito específicos, como o título das secções. Um estudo comprovou que é mais difícil ler palavras em CAPS LOCK, porque existe menos distinção entre os caracteres.

7. Escreva o mais importante primeiro

O primeiro bullet de cada secção/experiência profissional/formação é o mais importante, já que determina se o recrutador tem interesse em ler os restantes. Utilize-o para chamar à atenção com verbos de acção e casos de sucesso.

8. Limite cada bullet a 2 linhas

Os bullets existem para evitar o texto corrido – logo não devem ser extensos. Se possível, escreva somente uma linha por bulletpoint.

9. Escreva os números em dígitos, não por extenso

Os números são uma forma fácil de mostrar os resultados que trouxe às empresas onde trabalhou anteriormente. Para facilitar a leitura do CV, não os escreva por extenso, mas em dígitos (20 em vez de vinte).

10. Crie uma secção de competências

Escreva uma lista das suas principais competências, para que o recrutador as consiga encontrar mais facilmente. Não deixe, no entanto, de demonstrar como as utilizou em contexto de trabalho na secção de experiência profissional.

11. Utilize o espaço branco para deixar o documento respirar

Um documento com muito texto fica denso e cansativo, e mais rapidamente será posto de lado. Aumente as margens e espaçamento, bem como o espaço branco entre as várias secções do CV.

12. Seja consistente ao longo do CV

Utilize a mesma formatação ao longo de todo o documento. O tipo de letra, tamanho de letra, espaçamento, forma de dar destaque (bold, itálico, CAPS LOCK…), etc. devem ser consistentes – se no início do CV utilizou letra Arial de tamanho 11, esta deve ser a norma para o resto do documento.

 

Facilite a leitura ao recrutador para que o seu CV consiga mostrar que é o candidato ideal para a função.

 

Fonte: The Daily Muse