O Employer Branding é a mensagem que explica os valores e cultura empresarial convencendo actuais e futuros colaboradores da qualidade da empresa como entidade patronal. No fundo, é a estratégia de recrutamento que torna a organização atractiva para potenciais candidatos.
O Google é um dos melhores exemplos do impacto do employer branding – todos os anos, mais de 2,5 milhões de pessoas submetem a sua candidatura na esperança de poder entrar naquele que é conhecido como um dos melhores sÃtios para trabalhar do mundo. A empresa esforça-se por demonstrar a cultura empresarial, escritórios fora do comum, felicidade dos colaboradores e regalias espectaculares, existindo milhares de artigos e até um filme que exploram estas caracterÃsticas.
Alguns dos benefÃcios de apostar no Employer Branding:
Atracção de talento
Uma forte Employer Brand permite aos candidatos ter uma clara expectativa de como será o dia-a-dia naquela empresa e incentiva-os a candidatar-se. Assim, as empresas conseguem atrair candidatos de qualidade sem ser necessário um processo de recrutamento exaustivo.
Aumento do volume de candidaturas
Os candidatos sentem menos receio de submeter o seu CV, já que têm uma noção da cultura empresarial e do ambiente no local de trabalho.
Recrutamento de colaboradores com a cultura empresarial certa
Se a empresa conseguir passar uma imagem clara do tipo de valores por que se rege, receberá candidaturas mais focadas.
Aumento do número de referrals
Os actuais colaboradores da empresa podem ajudar a encontrar os candidatos certos. Se se sentirem bem no local de trabalho, mais facilmente incentivam os seus amigos/conhecidos a entrar para a empresa.
Redução do custo de recrutamento
Pelos motivos acima referidos, o custo de recrutamento vai diminuir. As empresas podem alocar esse budget a construir/manter o employer branding e a garantir a satisfação dos seus colaboradores.
Retenção de talento
Colaboradores satisfeitos têm menor probabilidade de abandonar a empresa, o que reduz os custos de formação e integração de pessoal.
Maior produtividade dos colaboradores
Se os colaboradores sentirem apoio por parte da empresa e “amor à camisola”, vão ter mais motivação para dar bons resultados à empresa.
Colaboradores tornam-se brand embassadors
Para além disso, um bom Employer Branding faz com que os colaboradores se “apaixonem” pela marca e a evangelizem junto dos seus familiares, amigos e conhecidos.
Efeitos de Relações Públicas/Marketing
Esta estratégia de recrutamento também ajuda nos esforços de marketing da empresa. Através da divulgação de notÃcias sobre o ambiente de trabalho na organização, é possÃvel aumentar a exposição da marca e mudar o posicionamento na mente dos consumidores.
Aumento de Vendas
Por consequência dos pontos acima descritos, as vendas aumentam e a empresa tem maiores lucros.
Fale connosco e saiba como podemos ajudá-lo a construir uma forte Employer Brand!