linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / “Onde se vê daqui a 5 anos”? Saiba como responder

“Onde se vê daqui a 5 anos”? Saiba como responder

Onde se vê daqui a 5 anos Saiba como responder

Uma das perguntas mais populares e mais difíceis de responder em entrevistas de emprego é “Onde se vê daqui a 5 anos?”. Uma vez que não se consegue prever o futuro, o que é suposto dizer?

Muitas pessoas acreditam que a melhor resposta é “Vejo-me a trabalhar nesta empresa” ou “Vejo-me a alcançar cargos mais elevados” uma vez que demonstram que são ambiciosos. Contudo, nem sempre são as melhores formas de responder.

Por exemplo, no caso de estar a ser entrevistado para uma empresa pequena, pode não haver muitas oportunidades de progressão na carreira. Ao responder de forma ambiciosa, o seu superior pode-se sentir “ameaçado”.

Assim sendo, qual a melhor forma de responder?

De acordo com o Careerealism, primeiro que tudo deve ter em consideração que os entrevistadores sabem que não consegue prever o que vai acontecer. O objectivo é compreenderem de que forma esta oportunidade de emprego encaixa nas suas ambições a longo-prazo:

  • Este emprego e está área profissional interessa-lhe a longo prazo? Ou tem outros planos?
  • Se a empresa investir (tempo e dinheiro em si) estará lá tempo suficiente para retornar o investimento?
  • Está interessado em obter conhecimento e experiência em outras áreas ou esta oferta é mesmo aquilo que pretende para o seu futuro?

A sua resposta vai depender da fase em que se encontra a sua carreira.

Tenha o seguinte em atenção:

  • Se tiver mais de 50 anos não mencione os seus planos para se reformar. Ninguém quer contratar alguém que está ansioso por se retirar. Em vez disso, faça referência ao seu desejo de progredir, continuar a trabalhar e desenvolver novas competências.
  • De uma modo geral, uma boa resposta seria algo como “O meu objectivo é continuar a crescer profissionalmente, desenvolver as minhas competências e contribuir para o sucesso da empresa”. Pode também mencionar que está ansioso por ter novas responsabilidades e por realizar novas actividades.

Se o seu objectivo é destacar-se ainda mais dos restantes concorrentes, a resposta mais diplomática à pergunta “Onde se vê daqui a 5 anos” e que, provavelmente, mais impressionará o entrevistador seria:

  • “Se me estão considerar para um cargo mais elevado em cinco anos, eu estarei interessado. Mas esse não é o meu objectivo principal. O que eu pretendo é aprender, crescer e contribuir de forma significativa para o sucesso da organização”.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*