O recrutamento já não é o que era, então os profissionais desta área devem utilizar métodos mais criativos para atrair talentos.

Atualmente os profissionais tendem a mudar de emprego rapidamente e são mais seletivos quanto às oportunidades que escolhem.

Priorizam cada vez mais alguns fatores como tele-trabalho, cultura de trabalho e uma experiência positiva como candidato.

Adotar uma abordagem mais criativa no recrutamento pode ajudar a alcançar candidatos. Então, com a ajuda do Recruitics, damos-lhe algumas dicas para tornar o seu recrutamento mais criativo.

1. Participe como convidado num podcast

Uma abordagem ao recrutamento que abranja diversos canais permite que os empregadores alcancem um público mais amplo. O podcast é um exemplo disso.

Pode criar o seu próprio podcast ou aparecer como convidado num outro, esta última opção requer muito menos tempo e investimento.

2. Anuncie na rádio

Dado que mais de 80% das pessoas ouvem rádio todas as semanas, esta também pode ser uma forma eficaz de chegar aos candidatos.

Estas plataformas oferecem aos empregadores a oportunidade de atingir um público amplo.

3. Utilize o vídeo

Muitas empresas já usam vídeos nos seus sites e redes sociais como parte de sua estratégia de Employer Branding.

Mas, os vídeos podem ser uma ótima maneira de humanizar uma marca, mostrar a experiência do funcionário e dar aos candidatos uma imagem clara dos valores e da cultura da organização.

4. Anuncie em outdoors

Anunciar em outdoors pode parecer uma estratégia improvável para recrutamento, mas oferece múltiplas oportunidades para aumentar o reconhecimento da marca.

Além disso, pode ser usado em conjunto com uma campanha publicitária de segmentação geográfica mais ampla.

Pode optar por outdoors físicos, como aqueles encontrados nas estradas, outdoors digitais, em zonas onde haja mais pessoas ou outdoors móveis, por exemplo nas laterais dos autocarros.

5. Tome atenção aos comentários nas redes sociais

Pessoas que deixam comentários no LinkedIn e outras redes sociais da empresa, mostram que têm interesse.

Então, os recrutadores podem aproveitar isso entrando em contato com as pessoas que possam ser adequados para as vagas em aberto.

6. Explore o recrutamento de texto

Enviar mensagens de texto pode ser uma ótima maneira de alcançar possíveis candidatos. Os telemóveis são cada vez mais usados e isso não é diferente na hora de procurar emprego.

Assim, os recrutadores podem usar este método para enviar anúncios de emprego, convidar candidatos para entrevistas e partilhar informações da empresa.

7. Adicione um chatbot no seu site

Os chatbots com tecnologia de IA servem como um serviço de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

No recrutamento, um chatbot no site da empresa pode fornecer informações e responder a perguntas dos candidatos.

8. Explore sites de emprego

Os sites de emprego podem-lhe apresentar candidatos válidos para a oferta.

No Alerta Emprego pode procurar candidatos pelos requisitos necessários, explorar a nossa base de dados ou simplesmente publicar o anúncio e esperar por receber candidatos.

9. Organizar eventos de recrutamento

Organizar eventos de contratação presenciais e virtuais oferece uma excelente oportunidade de interagir com possíveis contratações.

10. Não esqueça as técnicas antigas

Embora não seja sensato abandonar as soluções de recrutamento digital, pode ser eficaz complementar com algumas atividades de recrutamento antigas.

Por exemplo, participar de feiras de emprego e publicar links curtos ou códigos QR que os candidatos podem aceder através dos seus telemóveis.

 

Faça do seu processo de recrutamento algo criativo e inovador, siga estas dicas e capte mais candidatos.