Tomar a decisão de contratar alguém pode ser arriscado para o seu negócio. Se o novo funcionário não se enquadrar na cultura da empresa ou no ambiente de trabalhado, pode ser prejudicial para o sucesso da organização. Por esta razão, é importante considerar a suas opções de forma cautelosa antes de tomar uma decisão.
Enquanto um currículo lhe fornece informações sobre as competências e experiência do candidato, a entrevista de emprego permite adquirir uma noção sobre a personalidade do candidato e perceber se se adequa à cultura organizacional da sua empresa.
Para o ajudar a tomar uma decisão acertada, apresentamos-lhe, com a ajuda do The Undercover Recruiter, 10 sinais a que deve estar atento num candidato:
1. Chegar atrasado à entrevista
Numa entrevista de emprego é sempre importante deixar uma boa primeira impressão. O candidato deve fazer o possível para chegar antes da hora prevista. Chegar atrasado pode indicar que não está realmente interessado no emprego ou que tem dificuldades em gerir o seu tempo.
2. Ser arrogante
É muito fácil passar de confiante a arrogante. Um profissional ter confiança nas suas capacidades é uma boa qualidade. Contudo, se o candidato se gabar constantemente daquilo que já alcançou ou demonstrar um ego demasiado elevado pode não ser um bom sinal.
3. Saltar de emprego em emprego
Ter vários empregos pode não ser um aspecto negativo. Muitos profissionais optam por desempenhar várias funções para adquirir experiência no início das suas carreiras. Contudo, se a troca de emprego tem sido uma constante ao longo dos anos, pode indicar que tem dificuldade em que comprometer com uma empresa.
4. Não reconhecer fragilidades
Ninguém é bom em tudo. Um profissional que não reconhece ter fraquezas, não só demonstra ser arrogante, como indica que terá algo a esconder.
5. Não ter conhecimento sobre a empresa
Se o candidato não fez nenhuma pesquisa sobre a empresa nem sabe para que função se está a candidatar, pode indicar que não está empenhado. Aparecer na entrevista sem estar preparado é um desperdício de tempo para ambas as partes, para além de ser pouco profissional.
6. Ser distraído
Não estar atento ao que o entrevistador diz ou estar inquieto demonstra que a pessoa está aborrecida ou que não está interessada.
7. Fugir a certas questões
Se evita responder a determinadas questões e muda de assunto constantemente pode significar que não tem o perfil e as competências requeridas pela empresa.
8. Candidatar-se a várias funções na empresa
Será que o candidato realmente quer trabalhar na empresa ou apenas está ansioso por outro emprego? Pode também indicar que tem dificuldade em tomar decisões.
9. Fazer questões sobre o salário
Questionar o entrevistador sobre questões relacionadas com o vencimento pode ser um sinal de que o dinheiro é a principal motivação do candidato. Claro que é o factor económico é importante, contudo o candidato deve esperar uma segunda entrevista para colocar essa questões ou aguardar que o entrevistador aborde o assunto.
10. Falar mal de um antigo patrão ou colega
Mesmo que tenha sido tratado de forma incorrecta no antigo emprego, falar mal de um antigo chefe ou colaborador é pouco profissional. Pode também indicar que a pessoa é conflituosa e poderá causar problemas na sua empresa.
