
Trinta minutos é o tempo que precisa para atualizar o seu currículo, nós damos-lhe 12 passos a seguir.
O ideal é atualizar o seu currículo a cada três a seis meses, ou sempre que desenvolver novas habilidades importantes, como uma certificação relevante ou adquirir nova experiência profissional.
Mesmo que não esteja à procura de emprego ativamente, quando chegar essa altura irá economizar tempo e evitar uma longa recapitulação de tudo o que fez até esse momento.
Então está na altura de atualizar o seu currículo, para isso, com a ajuda do The Muse, damos-lhe 12 passos a seguir.
Se precisar de uma ajuda extra, pode usar os modelos gratuitos do CV Factory para criar o seu currículo mais facilmente.
12 passos para atualizar o seu currículo
1. Primeiro escreva tudo e organize depois
Em vez de tentar escrever logo tudo de forma bonita, escreva todas as informações que acha que deve adicionar. Escreva primeiro, edite depois.
2. Livre-se de informações antigas e irrelevantes
Foque-se naquilo que precisa de enfatizar no seu currículo. Então, tire tudo o que não se alinha com a vaga à qual se quer candidatar.
Além disso, não deve ter cargos com mais de 10 a 15 anos, exceto para cargos especialmente relevantes ou impressionantes.
3. Verifique e atualize as suas informações de contacto
Certifique-se de que todos os seus contactos estão atualizados.
4. Adicione novas experiências de trabalho relevantes
Pense nas suas experiências mais recentes, atividades extracurriculares e em praticamente tudo o que adicionou no primeiro rascunho e adicione aquelas que se encaixem melhor com o tipo de cargo que procura.
Comece cada tópico com um verbo de ação diferente, quantifique (com números) o máximo possível de tópicos, enquadre os seus tópicos como realizações e inclua os resultados do seu trabalho.
5. Reduza os tópicos dos trabalhos mais antigos
Se realmente precisa de manter as experiências mais antigas no currículo, então quanto mais antiga for esse emprego, menos marcadores serão necessários para descrevê-lo.
6. Adicione novas habilidades relevantes
Adicione novas habilidades que desenvolveu e que são relevantes para o cargo que procura. Ignore habilidades irrelevantes ou básicas (como “Proficiência em Microsoft Office” ou “Sólida ética de trabalho”).
7. Atualize o resumo do seu currículo e a sua formação
Para refletir todas as mudanças que fez até agora, atualize o resumo do seu currículo.
Como um resumo geralmente não tem mais do que três frases, concentre-se nas qualificações, habilidades e informações sobre si que mais importam no momento.
8. Inclua informações adicionais relevantes, se aplicável
Existem algumas seções do currículo que não são obrigatórias, mas pode adicioná-las se forem relevantes. Essas seções incluem: certificações, prémios ou trabalho voluntário.
9. Adicione palavras-chave relevantes (para ATS e recrutadores)
Se tem uma vaga específica em mente, abra a descrição da vaga e adicione ao seu currículo palavras-chave que estejam na oferta.
Se estiver a fazer uma atualização mais geral, abra algumas descrições para os tipos de vagas às quais se pretende candidatar e procure por palavras que pareçam mais importantes.
Isso ajuda os recrutadores a identificar facilmente que você possui as qualificações essenciais para a vaga e também ajuda o seu currículo a passar pelos sistemas de rastreamento de candidatos (ATSs).
10. Reorganize a ordem das seções
As seções do seu currículo estão organizadas de forma que façam sentido? As informações mais importantes e relevantes ficam no topo da página.
Por exemplo, quando acabou a sua formação, esta estava no topo, mas agora que tem alguma experiência vai querer começar com o seu histórico profissional e o seu emprego mais recente.
11. Verifique possíveis inconsistências
Depois de todas as seções estarem escritas e atualizadas, analise os detalhes e verifique se há inconsistências na formatação. Por exemplo, se tem pontos finais no final de alguns marcadores e noutros não ou algumas datas têm o mês e outras apenas o ano. Padronize!
Além disso, padronize também a fonte e o seu tamanho.
12. Faça ajustes finais
Por último, mas não menos importante, faça os ajustes finais necessários antes de enviar o seu currículo atualizado para qualquer oportunidade.
Atualizar o currículo não demora nada e deixa-o preparado para uma candidatura do seu interesse a qualquer momento.
