Saber comunicar de forma efectiva é uma competência fundamental para a maioria dos profissionais. Seja com colegas, chefes, clientes ou fornecedores, são variadas as situações em que é necessário saber receber e transmitir ideias adequadamente, por forma a evitar mal-entendidos e lapsos e optimizar a colaboração e o tempo de ambas as partes.

18 dicas para melhorar a comunicação

Eis algumas dicas que o podem ajudar a melhorar a sua comunicação:

 

  1. Saber ouvir e compreender verdadeiramente as necessidades dos outros
  2. Ser empático e colocar-se na “pele” do interlocutor
  3. Estar interessado e revelar interesse
  4. Não interromper e saber esperar
  5. Respeitar diferenças
  6. Escolher o timing, local ou meio certo para a interacção
  7. Observar e interpretar gestos, expressões e linguagem corporal
  8. Evitar julgamentos e não personalizar
  9. Fazer perguntas para esclarecer e clarificar dúvidas
  10. Confirmar e validar a interpretação através de questões
  11. Ser directo e objectivo
  12. Manter o foco no assunto principal, e evitar distracções com tópicos secundários
  13. Comunicar de forma clara e articulada
  14. Pedir e dar expectativas de forma clara e objectiva
  15. Utilizar linguagem corrente e compreensível
  16. Optar por discursos e tons positivos
  17. Estar à vontade e pôr os outros à vontade para expressar ideias ou opiniões
  18. Dar feedback e fazer sugestões