Ter uma entrevista virtual será algo cada vez mais normal de acontecer, então saiba três regras para a poder usar a seu favor.

Já todos sabemos que o objetivo é sempre causa boa impressão e que a entrevista é a primeira imagem que um candidato passa ao recrutador.

Mas, se em alguns casos isso significa vestir-se de acordo com a política da empresa, chegar com antecedência, apertar a mão ao recrutador, noutros casos é diferente.

Então, quais as regras se a entrevista for virtual? Nós vamos-lhe dizer.

 1. Descontraia e sorria

Então, se numa entrevista presencial podia aproveitar os momentos antes para fazer um pouco de conversa na receção ou entreter-se no telemóvel, no virtual não tem nada disso.

Assim, para que possa descontrair e estar animado para a entrevista pode utilizar outras técnicas. Por exemplo, fazer flexões ou até dançar um pouco. A ideia é que se anime de uma forma que liberte energia extra e o nervosismo.

2. Faça a outra pessoa sorrir

A sua entrevista virtual pode ser uma em dezenas no dia. O mundo virtual está repleto de distrações e nunca sabemos o que está a acontecer do outro lado.

Quando temos uma atitude mais positiva, somos mais abertos, mais tolerantes e mais curiosos. Isso derruba as suas defesas e abre a porta para a construção de uma ligação.

A melhor forma de fazer um entrevistador sorrir de forma autêntica é pedir que partilhem o seu ponto favorito do seu trabalho ou da sua equipa.

Quando as pessoas falam sobre algo significativo para elas, dão-lhe a si uma visão crítica sobre o que é importante para eles e sentem-se bem com a conversa.

3. Faça perguntas específicas sobre a cultura da equipa virtual e o ambiente de trabalho

O mais provável é que vá iniciar funções em tele-trabalho, portanto a pessoa que lhe faz a entrevista será a única visão que terá da empresa, inicialmente.

Quando vamos a uma entrevista presencial, temos uma janela para a cultura da empresa, mas numa entrevista virtual só saberá como é a cultura da empresa se perguntar.

Então, faça perguntas sobre a cultura da equipa, como a empresa geriu a transição do escritório para o remoto, como será a integração virtual, se há oportunidade de conhecer a equipa pessoalmente, entre outras.

A vantagem disto é que aprende um pouco mais sobre o entrevistador e o que ele valoriza, algo realmente importante para saber se essa pessoa será um supervisor ou colega.

 

A entrevista virtual pode ser intimidante até que nos lembremos de usar o espaço e o formato a nosso favor.

Então, encontre um ritual que o ajude a animar-se e colocar a sua cabeça no jogo, aprofunde-se numa pergunta inspiradora que faça o entrevistador sorrir e faça perguntas para aprender sobre a dinâmica da equipa virtual.

Há mais de 3000 ofertas de emprego à sua espera. Candidate-se!

Fonte: FastCompany