Motivar uma equipa nem sempre é fácil, especialmente em alturas mais difíceis ou de mais trabalho. Quando os seus colaboradores não estão focados, quem sofre é a empresa. Por isso é importante ter a sua equipa como uma das suas prioridades e mantê-la motivada.

Damos-lhe 5 dicas para motivar a sua equipa – veja aqui:

1. Seja solidário

É importante ter uma equipa aberta e solidária uns com os outros. É uma forma de encorajar todos os colaboradores a pedir ajuda quando estão presos a um projeto e quando precisam de uma contribuição extra. Ter um sistema de suporte é um grande motivador.

2. Permita que todos partilhem ideias

Sessões de brainstorming com a sua equipa são uma ótima oportunidade para que todos sejam criativos e possam envolver-se em grandes projetos. É uma boa forma de conseguir que a sua equipa fique entusiasmada com os projetos e objetivos da empresa.

Ter um horário e um espaço onde possa partilhar ideias, estimula a equipa a pensar de forma criativa, e a trabalhar de forma eficiente.

3. Incentive a propriedade

Certifique-se que todos têm um projeto, pois é importante que cada pessoa tenha uma responsabilidade num grande projeto. Todos devem criar, gerir e analisar os resultados de uma tarefa. Ter uma responsabilidade extra motiva os colaboradores a fazerem melhor.

4. Mostre que aprecia o trabalho

Outra forma de motivar os seus colaboradores é deixar que saibam o quanto aprecia o trabalho destes, seja em público ou em particular. Pode fazê-lo por email privado, onde faz um elogio a alguém sobre o excelente trabalho, ou fazê-lo em público, com um prémio, por exemplo. Elogiar os colaboradores e o seu trabalho é bastante motivador.

5. Tenha um pouco de diversão

Crie tempo para se divertirem no escritório. Combine almoços, jogos em equipa e outras brincadeiras. Tudo isto, ajuda a equipa a unir-se e a construir uma relação forte entres todos. É bastante importante, porque se não se esforça para conhecer as pessoas com quem trabalha todos os dias, acabará por não se motivar no local do trabalho.

Afinal, passa mais tempo com essas pessoas do que com a sua própria família. Então tenha a oportunidade de conhece-las fora do contexto de trabalho.

 

Fonte: Work It Daily