Está à procura dos candidatos perfeitos e pretende fazer um processo de recrutamento por e-mail? Será que realmente está preparado para escrever uma mensagem na qual terá uma resposta?

A maioria das pessoas acredita que pode simplesmente enviar um email aos candidatos e obterá automaticamente respostas… mas não é assim tão fácil.

A mensagem escrita no email tem de ser clara e concisa e ao mesmo tempo dar uma razão ao candidato para que este responda e se candidate à sua oferta .Aqui estão 5 dicas para aumentar as taxas de abertura e de resposta ao seu email de recrutamento:

1. Localização

Certamente este é um ponto simples e que lhe irá poupar muito tempo. À partida, se está a recrutar, por exemplo para Lisboa, as pessoas do Porto e Algarve não estarão interessadas na oferta de emprego – a não ser que indiquem que têm disponibilidade para mudarem de região.

Então poupará o seu tempo, e o do candidato, se indicar a localização para a qual está a recrutar – por exemplo, “Estamos a recrutar para a zona de Lisboa”. Assim evita dores de cabeça a candidatos que até possam ter o perfil indicado, mas que geograficamente são incompatíveis.

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2. Anexe uma descrição da função

Se tentar explicar todos os detalhes da oferta no corpo do e-mail, vai acabar por perder a atenção do público-alvo. Elabore um email curto e simples com um botão que dê a opção de “Saber mais” ou “Ver detalhes” caso a pessoa assim o pretenda. Esta solução é melhor que 4 parágrafos a explicar a oferta de emprego.

3. Mantenha-o simples

Muitas são as probabilidades de enviar e-mails a candidatos que, embora comecem a ler, percam a atenção a meio. Mantenha a simplicidade!

Um email de recrutamento deve simplesmente despertar o interesse do candidato à oferta de emprego. Por isso deve ser curto o suficiente, de modo não causar distracções mas a conter a informação relevante para chamar a atenção e solicitar uma resposta.

4. Inclua informações atractivas

A empresa está a crescer? Oferece benefícios aliciantes? Os salários são flexíveis? Seja como for, deverá incluir essas informações para que desperte o interesse do candidato e fazer com que este queira saber mais. Por exemplo, se a sua empresa oferece três semanas de formação, este é um ponto fulcral para mencionar.

5. Personalize o email

Vamos ser realistas, muitos dos emails hoje em dia são praticamente cópias de outros. Por isso, devemos ter consideração o seguinte: devemos sempre tentar personalizar o e-mail à vaga em aberto e ao tipo de perfil que se procura.

 

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Fonte: The Undercover Recruiter