O vídeo é cada vez mais o principal meio usado para entrevistar candidatos, então saiba como conduzir uma entrevista virtual com sucesso.

Mesmo as empresas que ainda não tinham adotado este método nos seus processos de recrutamento, provavelmente passaram a fazê-lo com a atual pandemia e isso, por vezes, traz muitas dúvidas que precisam de ser esclarecidas.

Assim, sendo um mundo novo para muitos recrutadores, com a ajuda da Randstad damos-lhe 6 dicas para o ajudar:

Utilize a tecnologia certa

Mesmo que habitualmente use tecnologia de vídeo no seu trabalho, usá-la para entrevistas de emprego pode ser diferente.

Existem no mercado várias opções de alta qualidade, teste-as para garantir que é o que pretende. Considere: custo, funcionalidade, características e de que forma pode tirar proveito dessa ferramenta no seu trabalho.

Escolha um espaço apropriado

Se estiver a trabalhar a partir da sua empresa, pode utilizar o espaço usado para reuniões, por exemplo. Mas, se estiver em tele-trabalho, terá de criar um espaço para a entrevista.

O local deve ser calmo, bem iluminado e com o mínimo de distrações. O fundo deve ser um espaço simples, como uma parede. Não se esqueça que está a representar a sua empresa.

Defina o processo da entrevista

O processo deve ser idêntico ao de uma entrevista presencial, ainda para mais se tiver tido sucesso em recrutamentos anteriores.

Só terá de adaptar ao facto de ser uma entrevista virtual e assim conseguir obter uma boa avaliação do candidato.

Teste sempre o videochamada antes de a iniciar

A tecnologia é imprevisível, por isso é importante que teste o a ferramenta de vídeo que vai usar, antes de iniciar a entrevista.

Problemas de som e de alimentação de vídeo ou problemas de ligação podem perturbar o fluxo e a dinâmica da entrevista.

Faça-o com tempo, não corra o risco de deixar o candidato sentado na videochamada sozinho, isso não irá passar uma boa imagem sua e da sua empresa.

Forneça aos candidatos uma lista de verificação da entrevista

Tal como as empresas, muitos candidatos estão-se a adaptar à experiência da entrevista por virtual. Muitos nunca usaram software de vídeo-conferência, isso poderá causar-lhes algum stress e preocupação.

Uma forma de colocar o candidato mais à vontade é fornecer-lhe uma lista de verificação da entrevista. Ou seja, para o colocar à vontade, pode-lhe fornecer:

Mostre o seu profissionalismo

Prepare-se para a sua entrevista de vídeo da mesma forma que se prepararia para uma entrevista presencial. Tenha em atenção a sua aparência, vestuário e comunicação.

Certifique-se que desliga o seu telefone, notificações por computador, bem como quaisquer outras distrações. Além disso, certifique-se de sorrir e olhar para a câmara para fazer contacto visual com o candidato.

Lembre-se que o candidato está a ser entrevistado mas também a avaliar a sua empresa. Você faz a proposta, mas o candidato pode ou não aceitá-la, a decisão será tomada pela avaliação que fazem na entrevista.

 

Apesar de ser uma novidade para muitos recrutadores, as entrevistas de emprego por vídeo será cada vez mais uma ferramenta eficaz e prática para avaliar os candidatos. Poderá demorar a habituar-se, mas quando o fizer irá facilitar bastante o seu processo de recrutamento.

Sabia que agora o Job Summit tem opção de entrevistas por vídeo, durante o evento? Para saber mais e participar na maior Feira de Emprego Virtual, fale connosco.