Já sofreu de burnout e agora quer encontrar um emprego que não o leve ao mesmo? A boa notícia é que sua procura não depende apenas do local.

Há medidas que pode tomar na sua procura de emprego, para refletir sobre o que precisa especificamente para prevenir o esgotamento. Veja então as dicas que pode seguir:

1. Entenda o que causa o burnout

Reconhecer o burnout é um passo importante, mas também é importante entender o que o pode levar a esse ponto.

Há quatros causas que podem levar a isso: falta de descanso, falta de autonomia, falta de propósito e falta de comunidade.

2. Identifique as suas próprias causas de burnout e o que pode mitigá-las

Ao trabalhar para evitar o burnout na sua próxima função, é importante analisar a lista acima e determinar que causas ressoam consigo e como isso se traduz no que procura busca numa função.

Se não descobrir porque se sente esgotado, é provável que a história se repita, mesmo num novo ambiente.

3. Processe as suas tendências pessoais de esgotamento

Se já identificou as suas causas pessoais de burnout, é importante processá-las e refletir sobre o que pode ter contribuído para isso, antes de passar para o próximo trabalho.

Então, deve reservar um tempo para refletir sobre o que funcionará para si a longo prazo.

4. Fique atento aos sinais de alerta na descrição do cargo

A descrição do cargo também pode dar pistas sobre se uma posição está propícia para o esgotamento.

Uma descrição bem feita mostra explicitamente em que terá autonomia, se irá liderar uma equipa ou se será responsável por tarefas específicas.

Por outro lado, se vir uma descrição sem detalhes ou que combine várias funções numa só, isso pode ser um sinal de alerta.

Além disso, frases como “ritmo acelerado”, “trabalhador”, “bom trabalho em equipa” e “comprometido”, também podem dar alguma pista.

5. Faça perguntas direcionadas e preste atenção nas entrevistas

Prepare uma lista de perguntas para fazer ao recrutador na entrevista. Perguntas como: “como mede o sucesso?” e até mesmo “quando foi a última vez que tirou um dia de folga?” podem indicar a cultura de um possível local de trabalho.

Para obter mais informações, pergunte sobre o programa de bem-estar da empresa.

6. Reúna a opinião daqueles que o conhecem melhor

Conversar sobre as suas hesitações ou preocupações com amigos é uma maneira de avaliar a sua próxima oportunidade.

 

Reservar um tempo para refletir sobre o que o levou ao esgotamento no passado, pode ajudá-lo a encontrar um emprego que o levará ao sucesso e ao bem-estar.

Fonte: The Muse