
Uma despedida de um colega, seja definitiva ou temporária, é complicado, mas em tele-trabalho a situação piora. Nós damos-lhe dicas para fazer a despedida virtual de um colega, que ele não irá esquecer.
Um colega seu vai-se embora porque arranjou uma nova oportunidade ou até porque vai ter licença de maternidade, e quando isso acontece costumam fazer uma festa de despedida.
Então, está na altura de passar esses festejos para o virtual, veja as 6 dicas que lhe damos para a despedida virtual de um colega, juntamente com o The Muse:
1. Planear com antecedência
Tal como uma reunião, ou qualquer outro evento, deve planear a despedida com antecedência, para que tudo corra bem.
Tome nota de quantas pessoas convida, “onde” irá ser o evento (plataformas de vídeo) e quando e que atividades irá incluir.
De seguida, pense na ajuda que precisa para o evento e “recrute” outros colegas.
2. Manter o evento curto
Sendo que é remoto, quanto mais curto melhor, talvez uns 30 minutos. Se se alongar muito os participantes poderão começar a perder o interesse em lá estar.
Além disso, caso esteja interessante e não esteja já em conversa forçada, quem se quiser manter mais tempo pode manter.
3. Defina o tom para comemorar
Terá de pensar que tom irá ter este despedimento: alegre, apreciativo, opcional e comemorativo, não rancoroso, indiferente, obrigatório ou impessoal.
Para definir o tom certo, informe também antecipadamente os participantes. Envie uma nota no convite do evento em que deixe claro que se trata de uma despedida de comemoração ou utilize emojis para descrever.
Lembre-se ainda de reforçar o caráter comemorativo da despedida no início do evento, para garantir que o clima esteja adequado.
4. Personalize
As melhores despedidas são as que são específicas para a pessoa que está de saída, ou seja, ir ao encontro dos gostos e perfil da pessoa (bem como da cultura da empresa).
Pode por exemplo propor a cada participante que partilhe o que aprenderam com esse colega, ou o que valorizam nele e que conselhos lhe dão para o futuro.
5. Torne o evento visual
Para isto use, por exemplo, uma apresentação de slides ou um vídeo, que todos possam ver e até contribuir com antecedência.
Pode juntar vídeos de vários colegas com mensagens e reunir todos numa só apresentação. Pode propor aos participantes que usem algum objeto ou peça de roupa característico da pessoa de quem se despedem, ou mesmo algo que os faça lembrar essa pessoa, por qualquer motivo.
6. Tenha uma rede de wi-fi estável
Esta é a base de sucesso de qualquer evento virtual, não vai querer ter interrupções ou instabilidade de imagem ou som.
O segredo é trabalhar com o que há de bom nas chamadas de vídeo e ter tudo preparado atempadamente. Irá querer que o seu colega se lembre sempre da excelente equipa que teve!
